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dc.contributor.authorSamsel Geraldo, Sonia Mara, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherIared, Valéria Ghisloti, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-03T14:34:02Z
dc.date.available2021-11-03T14:34:02Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72256
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Valéria Ghisloti Iaredpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 26/02/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 93-100pt_BR
dc.description.abstractResumo: Diante da perspectiva de que a educação ambiental é um importante campo de pesquisa e prática pedagógica e que, apesar dos documentos oficiais e da vasta literatura acadêmica, entendemos que ainda é silenciada em vários espaços. Partindo deste contexto, o presente estudo objetiva evidenciar as potencialidades do ensino das artes visuais para a educação ambiental como caminho para discussões sobre meio ambiente, sociedade, consumo e afetividades. Esta investigação discute a educação ambiental pelas artes visuais sob o viés da ecofenomenologia, onde a indissociabilidade entre ser humano e natureza e a confluência do pensamento ecológico com a fenomenologia instigam reflexões sobre a horizontalidade das relações nesse espaço de vida compartilhado. Por intermédio de um curso de extensão para nove profissionais da educação no município de Campo Magro/PR, a sensibilização para as formas de atuação no mundo humano e não humano no sentido de correspondência, que visa ecoar para múltiplos entendimentos e superar a visão antropocêntrica do mundo, foi central na proposta. Configurando-se numa pesquisa qualitativa, foram aplicados três procedimentos de coleta de dados: a observação participante, que consistiu em perceber, considerar e se envolver com o grupo pesquisado e sua dinâmica; diários de bordo, como instrumentos capazes de entrelaçar acontecimentos, reflexões e vivências e mapa artístico, solicitado após uma caminhada pela região, como conjunto de informações numa perspectiva estética e sensível do lugar. Os resultados se deram por meio de análise interpretativa, refletindo a respeito das mensagens apresentadas e buscando explorar a fecundidade das experiências. Os aspectos que emergiram como contribuições do ensino das artes visuais para a educação ambiental - imagens, múltiplas camadas, sensibilização e emaranhados do mundo mais que humano - permitiram demonstrar que as artes visuais são um potente caminho para a educação ambiental, despertando sensibilidades e entendimentos sobre as formas de atuação no/com o mundo humano e não humano, abrindo espaço para afetividades e valores. Ao longo das argumentações, construiu-se um diálogo entre a memória afetiva da pesquisadora e conceitos que abrangem as perspectivas éticas/estéticas/políticas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the perspective that environmental education is an important research field and pedagogical practice that is silenced in a multitude of spaces, despite the ample literature and official documentation on the subject. In this context, this study aims to highlight the capabilities of visual arts teaching for environmental education as a way to discuss the environment, society, consumption and the likes. This paper, under the lens of ecophenomenology, discusses environmental education through visual arts, where the indisociable relation between human and nature and the confluence of phenomenology and ecological thought leads to considerations about the horizontality of relationships in the shared space. Through a specialization class for nine professionals in education, held in the town of Campo Magro/PR the awareness to the ways of behaviouring in the human and inhuman world, in the sense of correspondence which aims to echo multiple understandings and surpass an anthropocentric worldview was centralized. Being a qualitative research, three procedures for gathering data were applied: active observation, which encompassed perception, consideration and involvement with the researched group and its dynamics; logbooks, as instruments that can merge happenings, reflexions and experiences and an artistic map that was requested after a stroll through the area and acted as a compilation of informations of the locale in a aesthetic sensitive perspective. The results were obtained through interpretative analysis, reflecting about the presented messages and looking to explore the fertility of the experiences aforementioned. The aspects that emerged as contributions to environmental education from the teaching of visual arts - images, multiple layers, sensibilization and entanglements of a more than human world - demonstrated that the visual arts are a potent medium for environmental education, generating awareness and comprehension about the ways of actuation in/with the human and inhuman world, opening the space for affectivities and values. During the discussions a dialogue between the affective memory of the researcher and concepts that encompass ethical/aesthetical/political perspectives was built.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (107 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducaçao ambiental - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectArte visualpt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Metodologiapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleArtes visuais e educação ambiental em territórios ecofenomenológicos : uma experiência de formação docente em Campo Magro/PRpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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