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dc.contributor.advisorPooli, João Paulo, 1955-pt_BR
dc.contributor.authorBritto, Cristiane de Souza, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-04T18:24:13Z
dc.date.available2021-11-04T18:24:13Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72139
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Joao Paulo Poolipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 16/06/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 135-143pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação teve como objetivo analisar como o conceito de tempo é praticado nos espaços escolares configurados no currículo do 1º ciclo do Ensino Fundamental, de escolas da Rede Municipal de Curitiba. A metodologia da pesquisa se deu por meio da investigação qualitativa com abordagem descritiva, e se utilizou de técnicas de coleta de dados da análise documental (Currículo Municipal de Curitiba e Parâmetros de Indicadores de Qualidade), e de entrevista semiestruturada com 2 pedagogas e 6 professoras regentes do 1º ciclo de Escolas Municipais de Curitiba. A fundamentação teórica está respaldada, principalmente, pelos autores Norbert Elias, Alfredo Veiga-Neto, Michel Foucault, Antonio Viñao Frago, Agustín Escolano, entre outros. Para realizar essa análise foi necessário ter como referência central a configuração escolar, ou seja, os princípios da pesquisa configuracional de Norbert Elias, porque são nessas configurações onde o currículo se pratica. A partir dos dados coletados, foi possível constatar que a organização escolar está relacionada a organização dos tempos e espaços que envolve às práticas. Isso se relaciona a fragmentação dos tempos para execução das propostas, ao controle dos tempos escolar, pedagógico e ao disciplinamento dos corpos e das mentes dos sujeitos escolarizados (professoras e crianças). Os tempos acabam por mecanicizar o espaço escolar, o que gera uma certa produtividade dos indivíduos rumo aos objetivos que se almeja alcançar com relação ao ensino e a aprendizagem. Pode-se concluir que o uso do tempo no espaço escolar leva a produção de um certo tipo de sujeito que autorregulam suas ações em função do uso do tempo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation aimed to analyze how the concept of time is practiced in school spaces configured in the curriculum of the 1st cycle of elementary education in schools of the Municipal Network of Curitiba. The research methodology was carried out through a qualitative investigation with a descriptive approach, and used data collection techniques of document analysis (Curitiba's Municipal Curriculum and Parameters of Quality Indicators), and semi-structured interviews with 2 pedagogues and 6 regular teachers of the 1st cycle of Curitiba's Municipal Schools. The theoretical basis is supported, mainly, by the authors Norbert Elias, Alfredo Veiga-Neto, Michel Foucault, Antonio Viñao Frago, Agustín Escolano, among others. To perform this analysis it was necessary to have as central reference the school configuration, that is, the principles of Norbert Elias' configuracional research, because it is in these configurations where the curriculum is practiced. From the data collected, it was possible to see that the school organization is related to the organization of the times and spaces that involves the practices. This is related to the fragmentation of the times to execute the proposals, to the control of the school and pedagogical times, and to the disciplining of the bodies and minds of the subjects (teachers and children). The times end up mechanizing the school space, which generates a certain productivity of individuals towards the goals that we aim to achieve in relation to teaching and learning. It can be concluded that the use of time in the school space leads to the production of a certain type of subject who self-regulates his or her actions according to the use of time.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (148 p.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAlfabetização - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectCurriculos - Planejamentopt_BR
dc.subjectEscolas - Curriculospt_BR
dc.subjectEscolas municipais - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInstalações escolarespt_BR
dc.titleA organização do tempo e suas configurações no currículo escolar da alfabetizaçãopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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