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dc.contributorZanella, Fabio Nunespt_BR
dc.contributorSima, Luiz Carlospt_BR
dc.contributorSantos, Jeferson Menon dospt_BR
dc.contributorMarcondes, Carlos Albertopt_BR
dc.contributor.advisorValle, Pablo Deivid, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia Industrial 4.0pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-09T14:54:55Z
dc.date.available2024-02-09T14:54:55Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72041
dc.descriptionAutores: Fabio Nunes Zanella, Luiz Carlos Sima, Jeferson Menon dos Santos, Carlos Alberto Marcondes.pt_BR
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Pablo Deivid Vallept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia Industrial 4.0.pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 15-16.pt_BR
dc.description.abstractResumo : Considerando-se que, para as estruturas organizacionais das empresas o acesso a informações on-line e de precisão tem sido um aspecto de fundamental importância no que se refere a tomadas de decisões, sendo tanto do ponto de vista estratégico quanto do operacional. Visando o emprego de novas tecnologias para as empresas do segmento de transportes rodoviários de cargas, observou-se uma carência latente de gestão suportado pela utilização de novas tecnologias, facilitando assim as tomadas de decisões. Logo, pesquisou-se formas para propor uma arquitetura de coleta de dados para gerenciamento de frotas, moderno, robusto e de relativo baixo custo operacional, bem como de instalação, através de uma arquitetura tida como inteligente, moldada nos preceitos difundidos pela metodologia IOT. Para isso considerou-se a utilização eficiente de todos os recursos e sensores já disponíveis e existentes, de fábrica, ou seja, que já estão embarcados aos veículos de transporte, dando-se ênfase à aquisição de dados e ao monitoramento e gerenciamento das informações relevantes tanto para as decisões diárias quanto para as tomadas de decisões estratégicas do modal. Sendo assim, entendeu-se que tendo todos esses recursos já disponíveis e embarcados no veículo, para aplicação direta, é possível seguir com o desenvolvimento de uma arquitetura inteligente, composta basicamente por uma estrutura de gateway, cloud, analytics e uma plataforma amigável para realizar a conversão dos dados em informações de qualidade que realmente atendam às necessidades dos gestores da frota, gerando desta forma, uma maior rentabilidade e melhorando a eficiência do modal.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTransporte rodoviario de cargapt_BR
dc.subjectVeiculos a motor - Frotas - Administraçãopt_BR
dc.subjectMonitoramentopt_BR
dc.titleProposta de controle, monitoramento e gestão de veículos automotores utilizando IOT.pt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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