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    Proposta de controle, monitoramento e gestão de veículos automotores utilizando IOT.

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    R - E - FABIO NUNES ZANELLA.pdf (982.1Kb)
    Data
    2020
    Autor
    Zanella, Fabio Nunes
    Sima, Luiz Carlos
    Santos, Jeferson Menon dos
    Marcondes, Carlos Alberto
    Valle, Pablo Deivid, 1975-
    Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia Industrial 4.0
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Considerando-se que, para as estruturas organizacionais das empresas o acesso a informações on-line e de precisão tem sido um aspecto de fundamental importância no que se refere a tomadas de decisões, sendo tanto do ponto de vista estratégico quanto do operacional. Visando o emprego de novas tecnologias para as empresas do segmento de transportes rodoviários de cargas, observou-se uma carência latente de gestão suportado pela utilização de novas tecnologias, facilitando assim as tomadas de decisões. Logo, pesquisou-se formas para propor uma arquitetura de coleta de dados para gerenciamento de frotas, moderno, robusto e de relativo baixo custo operacional, bem como de instalação, através de uma arquitetura tida como inteligente, moldada nos preceitos difundidos pela metodologia IOT. Para isso considerou-se a utilização eficiente de todos os recursos e sensores já disponíveis e existentes, de fábrica, ou seja, que já estão embarcados aos veículos de transporte, dando-se ênfase à aquisição de dados e ao monitoramento e gerenciamento das informações relevantes tanto para as decisões diárias quanto para as tomadas de decisões estratégicas do modal. Sendo assim, entendeu-se que tendo todos esses recursos já disponíveis e embarcados no veículo, para aplicação direta, é possível seguir com o desenvolvimento de uma arquitetura inteligente, composta basicamente por uma estrutura de gateway, cloud, analytics e uma plataforma amigável para realizar a conversão dos dados em informações de qualidade que realmente atendam às necessidades dos gestores da frota, gerando desta forma, uma maior rentabilidade e melhorando a eficiência do modal.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/72041
    Collections
    • Engenharia Industrial 4.0 [118]

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