Percursos de uma pedagoga Yacumama por vir
Resumo
Resumo: Na sociedade atual, marcada pela cultura tecnológica e científica, consumo exacerbado, imediatismo em resolver questões que muitas vezes precisam do amadurecimento do tempo para ser encaminhadas, são constantes os movimentos que tornam as mentes barulhentas, dispersam a concentração e conexão consigo mesmas, distanciando as pessoas das suas potências criativas e criadoras. São tempos de reconstruir os processos formativos pelos quais passamos durante toda uma vida, restaurar tendas, acender fogueiras, ocupar espaços outros que nos habitam, prover novas experiencias de estar vivo para fins de nutrir de saberes ancestrais, mágicos, sensitivos nossos modos de educar. Esta pesquisa, ao refletir sobre o diálogo entre o campo da Educação tradicional e o das Práticas Integrativas Complementares, problematiza como alguns conteúdos desenvolvidos em tais práticas podem vir a colaborar com a formação humana, na escola e fora dela. Tendo por objetivo apontar pistas para a efetivação dessa colaboração, sustenta sua análise teórica na Filosofia da Diferença, proposta por Gilles Deleuze e Felix Guattari. Traz os conceitos desenvolvidos de rizoma, imanência, desterritorialização, reterritorialização, territorialização, devir, entre outros, acessados numa breve leitura da Baruch Espinoza, para fins de fundamentar uma análise que envolve os saberes ancestrais que nos constituem, afirmando e autorizando este conhecimento. Organizo em uma pesquisa (auto) cartográfica, movimentos de uma existência profissional afetada pelo processo de construção e busca de uma profissionalidade outra; trata do processo de metamorfose (CUNHA, 2011), de uma professora tradicional que está se construindo como Pedagoga Yacumama. Ambas me coabitam, uma intercede na atmosfera da outra, produzindo o efeito do lugar do entre lugar. Torna-se necessário então, romper as barreiras do convencional, do tradicional e apresentar-se ao mundo como uma Pedagoga em devir, uma educadora cuidadora, curandeira. A busca de constituir e de legitimar sua presença nos espaços inspira os caminhos desta pesquisa. Daí retomar os processos educativos/formativos que passaram a constituir saberes diversos, intuições e abertura a outras sensibilidades. Esse conjunto promove instrumentos didáticos, estratégias, colocam outro pensar em movimento. Alude a razão que se flexibiliza, a intuição e a sensibilidade que se expandem, quando busca tornar-se uma Pedagoga Yacumama, alguém que é ao mesmo tempo sujeito e objeto desta pesquisa, que transita pelos saberes que envolvem as técnicas integrativas, práticas vindas do Reiki, do xamanismo, entre outras correntes alternativas de cura, acolhendo os ensinamentos experenciados pelos povos originários. A memória residual que vem desses povos ancestrais pode ser acessada através de ensinamentos sobre o sagrado e é bem-vinda a sensibilizar um corpo sutil que atua com essas ferramentas na educação. Vários lugares inspiram os caminhos desta pesquisa, que cartografa processos educativos/formativos que habitam saberes diversos, intuições e outras sensibilidades. Mundos possíveis. Abstract: In today's society, marked by technological and scientific culture, exacerbated consumption, immediacy to resolve issues that would often need maturation to be addressed, the movements that make noisy minds are constant and it disperses concentration and the possibilities of connection with ourselves, holding off people from their creator and creative powers. These are times to rebuild formative processes that we have been through during our lifetime, time to restore tents, to light fires, to occupy other spaces that inhabit us, to provide new experiences of being alive in order to nurture ancestral, magical and sensitive ways of educating. This research, reflecting on the dialogue between the field of traditional Education and the Complementary Integrative Practices, problematize how some content developed in such practices may come to collaborate with human education, at school and outside it. Aiming to point out clues to the effectiveness of this collaboration, it supports its theoretical analysis in the Philosophy of Difference, proposed by Gilles Deleuze and Felix Guattari. It brings the developed concepts of rhizome, immanence, deterritorialization, reterritorialization, territorialization, to be accessed, among others, accessed in a brief reading of Baruch Espinoza, in order to support an analysis that involves the ancestral knowledge that constitutes us, affirming and authorizing this knowledge. In an (auto) cartographic research, I organize movements of a professional existence affected by the construction process and search for another professionality; it deals with the process of metamorphosis (CUNHA, 2011), of a traditional teacher who is building herself as a Yacumama Pedagogue. Both cohabit in me, one intercedes in the atmosphere of the other, producing the effect of the place between places. It becomes necessary then, to break the barriers of the conventional, of the traditional teacher and to present itself to the world as a Pedagogue in becoming, a caring educator, healer. The search to constitute and legitimize their presence in spaces inspires the paths of this research. Hence resuming the educational / training processes that had constitute diverse knowledge, intuitions and openness to other sensitivities. This set promotes teaching tools, strategies and puts another kind of thinking in motion. It alludes to the reason that becomes more flexible, the intuition and sensitivity that expand, when it seeks to become a Yacumama Pedagogue, someone who is both the subject and object of this research, who transits the knowledge that involves integrative techniques, practices coming from the Reiki, from shamanism, among other alternative currents of healing, embracing the teaching experienced by the original people. The residual memory that comes from these ancestral peoples can be accessed through teaching over the sacred and is welcome to sensitize a subtle body that works with these tools in education. Several places inspire the paths of this research, which maps educational / training processes that inhabit diverse knowledge, intuitions and other sensitivities. Possible worlds.
Collections
- Dissertações [904]