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dc.contributor.authorArmacollo, Fabiana, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherLuz, Araci Asinelli da, 1948-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-27T19:44:18Z
dc.date.available2021-09-27T19:44:18Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71880
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Araci Asinelli-Luzpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 26/03/2013pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 122-126pt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa que dá suporte a esta dissertação caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, tendo como participantes duas professoras do primeiro ano do Ensino Fundamental, e foi realizada essencialmente no espaço da prática docente, em duas turmas de primeiro ano do Ensino Fundamental, de duas escolas públicas da mesma cidade, com ótimos níveis nas avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). As escolas, campo de pesquisa, têm excelente avaliação informal frente à comunidade. Portanto, esta dissertação tem como objetivo geral investigar a prática docente mediadora, que contribui para a construção de uma educação de qualidade. Durante o percurso, este estudo verificou a ocorrência das categorias mediadoras colocadas pelo autor de referência, Reuven Feuerstein, na prática de professores do primeiro ano do Ensino Fundamental. Reuven Feuerstein, por meio de seus estudos e da "Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural", traz contribuições significativas para a compreensão das necessidades de aprendizagem do ser humano em um processo que é contínuo e que se relaciona diretamente com a atuação do professor. Durante a investigação, foram realizadas observações da prática docente, entrevistas semiestruturadas e ainda questionários para que os resultados se aproximassem da realidade. Para o tratamento, a interpretação e a análise dos dados, foram utilizados como referência os doze critérios de mediação, citados por Feuerstein. Por meio do desenvolvimento e compartilhamento dos resultados, verificou-se a existência de elementos pertencentes às descrições explicadas pela Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural, especialmente o que se refere à Aprendizagem Mediada, na prática dos docentes do primeiro ano do Ensino Fundamental. Entretanto, muitas dessas ações são praticadas intuitivamente ou como resultado de experiências positivas das próprias professoras. Este estudo oferece aos professores uma reflexão de sua prática e, mais do que isso, apresenta possibilidades de efetivação da aprendizagem mediada. Assim, ao tomar conhecimento dos elementos teóricos colocados por Feuerstein e colaboradores, é possível, conscientemente, articulá-los com a atuação docente, contribuindo ainda mais para o avanço na qualidade do trabalho do professor da educação básica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The research, which supports this dissertation, is characterized as a qualitative research with two first-year teachers of elementary school as participants, and was conducted essentially in the space of teaching practice, in two public schools in the same city, with great levels in the assessments of the Basic Education Development Index (IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). The schools, research field, have excellent informal assessment upon the community. Its general objective is to investigate the community. Its general objective is to investigate the mediating teaching practice, which contributes to the construction of a quality education. During its journey, the study found the occurrence of mediating characteristics placed by the author reference, Reuven Feuerstein, the practice of teachers in the first year of elementary school. Reuven Feuerstein, through their studies and the "Theory of Structural Cognitive Modifiability", brings significant contributions to the understanding of the learning needs of the human being in a process that is continuous and that relates directly to the performance of the teacher. During the investigation, there were observations of teaching practice, semistructured interviews and questionnaires even so the results come closer to reality. For treatment, interpretation and analysis of data were used as reference the twelve criteria for mediation, posed by Feuerstein. Through the development and sharing of the results, the existence of elements belonging to the descriptions placed by Theory Structural Cognitive Modifiability, especially as regards the Mediated Learning in practice of teachers of first year of elementary school. However, many of these actions are practiced intuitively or as a result of positive experiences of the teachers themselves. The study gives teachers a reflection of your practice and, more importantly, presents possibilities of effecting mediated learning. Thus, upon learning of the theoretical elements placed by Feuerstein and colleagues, you can consciously articulate them with educational performance, further contributing to the advancement in the quality of work of an elementary school teacher.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (154 p.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFeuerstein, Reuven, 1921-2014pt_BR
dc.subjectProfessores de ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.subjectEstudantes - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectCognição em criançaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleMediação docente : aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva de Reuven Feuersteinpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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