dc.contributor.author | Lima, Keila Vieira de, 1977- | pt_BR |
dc.contributor.other | Brito, Gláucia da Silva, 1961- | pt_BR |
dc.contributor.other | Castro, Gilberto de, 1959- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-30T18:23:15Z | |
dc.date.available | 2021-09-30T18:23:15Z | |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/71766 | |
dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Glaucia da Silva Brito | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Prof. Dr. Gilberto de Castro | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 10/12/2020 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 150-157 | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Quando utilizamos um site de rede social nos inserimos num ambiente de formação e aprendizagem e por isso essas redes podem se constituir como ferramentas pedagógicas aliadas ao trabalho em sala de aula. Nesta pesquisa, investigamos o uso pedagógico do Facebook no ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa na Educação Básica. Para isso, partimos do problema de pesquisa: quais as possibilidades de uso da rede social Facebook no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa no contexto da Educação Básica. E na busca de possíveis soluções elencamos como objetivo geral: compreender as possibilidades de uso da rede social Facebook no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Língua Portuguesa. A fundamentação teórica da pesquisa ancorada em Levy (1999), Lemos (2010), Bakhtin (2011) e Recuero (2009), possibilitou discutirmos sobre cibercultura, interação social, redes sociais na internet e o uso pedagógico do Facebook. Orientados pela abordagem qualitativa do tipo exploratória, aplicamos questionário online para 69 professores de Língua Portuguesa e entrevistamos 2 professoras de Língua Portuguesa da educação básica da cidade de Curitiba - PR. O resultado dessa pesquisa está fundamentado nos relatos coletados durante as entrevistas e foram analisados e interpretados à luz de pressupostos teóricos e com base na interpretação e reflexão do ponto de vista da pesquisadora. Assim, nos relatos percebemos que o uso pedagógico do Facebook contribuiu para o ensino e aprendizagem em sala de aula tornando-os mais interativos, dinâmicos, dialógicos e assíncronos, rompendo e ampliando o espaço da sala de aula presencial. Influenciou na interação entre estudantes e professores, tornando os estudantes mais partícipes do processo, gerando engajamento, produções coletivas, possibilitando um diálogo de assíncrono e ininterrupto. Além disso, nas práticas pedagógicas relatadas pelas professoras percebemos que o Facebook é um espaço de leitura e fonte de notícias, com a circulação de Fake News e com isso possibilita um debate sobre a produção de sentidos, a propagação de discursos de caráter simbólico, ideológico e social numa dimensão macro. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: When we use a social networking site, we are part of a training and learning environment and that is why these networks can constitute pedagogical tools combined with classroom activities. In this research, we investigated the pedagogical use of Facebook in the teaching and learning of the Portuguese Language in Basic Education. In order to do so, we started from the research problem: what are the possibilities of using the Facebook social network in the process of teaching and learning the Portuguese language in the context of Basic Education. And in the search for possible solutions, we list as a general objective: to understand the possibilities of using the Facebook social network in the process of teaching and learning in the discipline of Portuguese Language. The theoretical foundation of the research anchored in Levy (1999), Lemos (2010), Bakhtin (2011) and Recuero (2009), allowed us to discuss cyberculture, social interaction, social networks on the internet and the pedagogical use of Facebook. With a qualitative exploratory approach, we applied an online questionnaire to 69 Portuguese language teachers and interviewed 2 Portuguese language teachers from basic education in the city of Curitiba - PR. The result of this research is based on the reports collected during the interviews and were analysed and interpreted in the light of theoretical assumptions and based on the interpretation and reflection from the researcher's point of view. Thus, in the reports we realized that the pedagogical use of Facebook contributed to teaching and learning in the classroom, making them more interactive, dynamic, dialogical and asynchronous, breaking and expanding the space of the classroom. It influenced the interaction between students and teachers, making students more participants in the process, generating engagement, collective productions, enabling an asynchronous and uninterrupted dialogue. In addition, in the pedagogical practices reported by the teachers, we realized that Facebook is a space for reading and a source of news, with the circulation of Fake News and thereby enabling a debate on the production of meanings, the propagation of discourse of a symbolic, ideological character and social in a macro dimension. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (157 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Cibercultura | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject | Facebook (Rede social on-line) | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguêsa - Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | O uso de tecnologias na educação em tempos de rede social : um olhar sobre o facebook | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |