Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLima, Keila Vieira de, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherBrito, Gláucia da Silva, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherCastro, Gilberto de, 1959-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-30T18:23:15Z
dc.date.available2021-09-30T18:23:15Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71766
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Glaucia da Silva Britopt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Gilberto de Castropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 10/12/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 150-157pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Quando utilizamos um site de rede social nos inserimos num ambiente de formação e aprendizagem e por isso essas redes podem se constituir como ferramentas pedagógicas aliadas ao trabalho em sala de aula. Nesta pesquisa, investigamos o uso pedagógico do Facebook no ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa na Educação Básica. Para isso, partimos do problema de pesquisa: quais as possibilidades de uso da rede social Facebook no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa no contexto da Educação Básica. E na busca de possíveis soluções elencamos como objetivo geral: compreender as possibilidades de uso da rede social Facebook no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Língua Portuguesa. A fundamentação teórica da pesquisa ancorada em Levy (1999), Lemos (2010), Bakhtin (2011) e Recuero (2009), possibilitou discutirmos sobre cibercultura, interação social, redes sociais na internet e o uso pedagógico do Facebook. Orientados pela abordagem qualitativa do tipo exploratória, aplicamos questionário online para 69 professores de Língua Portuguesa e entrevistamos 2 professoras de Língua Portuguesa da educação básica da cidade de Curitiba - PR. O resultado dessa pesquisa está fundamentado nos relatos coletados durante as entrevistas e foram analisados e interpretados à luz de pressupostos teóricos e com base na interpretação e reflexão do ponto de vista da pesquisadora. Assim, nos relatos percebemos que o uso pedagógico do Facebook contribuiu para o ensino e aprendizagem em sala de aula tornando-os mais interativos, dinâmicos, dialógicos e assíncronos, rompendo e ampliando o espaço da sala de aula presencial. Influenciou na interação entre estudantes e professores, tornando os estudantes mais partícipes do processo, gerando engajamento, produções coletivas, possibilitando um diálogo de assíncrono e ininterrupto. Além disso, nas práticas pedagógicas relatadas pelas professoras percebemos que o Facebook é um espaço de leitura e fonte de notícias, com a circulação de Fake News e com isso possibilita um debate sobre a produção de sentidos, a propagação de discursos de caráter simbólico, ideológico e social numa dimensão macro.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: When we use a social networking site, we are part of a training and learning environment and that is why these networks can constitute pedagogical tools combined with classroom activities. In this research, we investigated the pedagogical use of Facebook in the teaching and learning of the Portuguese Language in Basic Education. In order to do so, we started from the research problem: what are the possibilities of using the Facebook social network in the process of teaching and learning the Portuguese language in the context of Basic Education. And in the search for possible solutions, we list as a general objective: to understand the possibilities of using the Facebook social network in the process of teaching and learning in the discipline of Portuguese Language. The theoretical foundation of the research anchored in Levy (1999), Lemos (2010), Bakhtin (2011) and Recuero (2009), allowed us to discuss cyberculture, social interaction, social networks on the internet and the pedagogical use of Facebook. With a qualitative exploratory approach, we applied an online questionnaire to 69 Portuguese language teachers and interviewed 2 Portuguese language teachers from basic education in the city of Curitiba - PR. The result of this research is based on the reports collected during the interviews and were analysed and interpreted in the light of theoretical assumptions and based on the interpretation and reflection from the researcher's point of view. Thus, in the reports we realized that the pedagogical use of Facebook contributed to teaching and learning in the classroom, making them more interactive, dynamic, dialogical and asynchronous, breaking and expanding the space of the classroom. It influenced the interaction between students and teachers, making students more participants in the process, generating engagement, collective productions, enabling an asynchronous and uninterrupted dialogue. In addition, in the pedagogical practices reported by the teachers, we realized that Facebook is a space for reading and a source of news, with the circulation of Fake News and thereby enabling a debate on the production of meanings, the propagation of discourse of a symbolic, ideological character and social in a macro dimension.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (157 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectFacebook (Rede social on-line)pt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectLíngua portuguêsa - Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO uso de tecnologias na educação em tempos de rede social : um olhar sobre o facebookpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples