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dc.contributor.authorOliveira, Lurdes Fabricio de, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherMinetto, Maria de Fatima Joaquim, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-20T13:32:33Z
dc.date.available2021-10-20T13:32:33Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71580
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Maria de Fátima Joaquim Minettopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 04/03/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 93-97pt_BR
dc.description.abstractResumo: A Consultoria Colaborativa pode ser um modelo de serviço de apoio ao processo de inclusão escolar e tem como base o trabalho colaborativo. Ao se diferenciar de outros formatos de consultoria, visa o trabalho em situação de igualdade entre todos os envolvidos no trabalho com alunos público-alvo da educação especial. Ao considerar a relevância destes aspectos, tais observações mobilizaram a seguinte questão de pesquisa: Seria possível a implementação de um modelo de serviço de Consultoria Colaborativa como apoio ao processo de inclusão escolar de alunos PAEE? Com vistas a responder este questionamento apresenta-se o Objetivo: identificar as possibilidades de implementação de um modelo de serviço de consultoria colaborativa como apoio ao processo inclusivo de alunos público-alvo da educação especial - PAEE, seguido de objetivos específicos, que são apresentados em dois estudos, os quais compõem esta dissertação. O Estudo 1 consiste em definir demanda para estabelecer uma rede de apoio ao processo de inclusão escolar e organizar práticas inclusivas a partir das possibilidades e recursos reconhecidos no trabalho em uma rede pública municipal, com base em um modelo de serviço de consultoria colaborativa. O Estudo 2 tem como objetivo analisar percepção de suporte e engajamento dos professores na implementação de práticas colaborativas para alunos público-alvo da educação especial, a partir de um modelo de serviço de consultoria colaborativa. Método: A pesquisa apresenta abordagem qualitativa, com alcance explicativo, descritivo. O estudo foi realizado totalmente no formato on-line, por meio de recursos digitais devido a pandemia da COVID-19. Participaram quatro professoras do ensino fundamental e atendimento educacional especializado - AEE, além de integrar o estudo outros profissionais da equipe da escola, diretora-auxiliar e pedagoga, a mãe de um aluno e a representante da equipe multiprofissional que o acompanhava. A função de consultora foi da própria pesquisadora. Resultados: Com os achados da pesquisa, verificou-se possibilidades de implementação de uma rede de apoio aos alunos PAEE, com base em um modelo de serviço de consultoria colaborativa, confirmando de acordo com a literatura uma possibilidade de serviço favorável à inclusão e viável para ser adotada na rotina escolar. O estudo sinaliza a necessidade de realização de formação do professor em uma perspectiva colaborativa, com vistas à contribuições e ampliação de serviços de apoio diversificados. Palavras-chave: Consultoria Colaborativa. Inclusão Escolar. Educação Especial. Práticas Colaborativas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Collaborative Consulting can be a service model to support the process of school inclusion and it is based on collaborative work. In differentiating itself from other consulting formats, it aims to work on an equality basis among all those involved in working with students focused on special education. Considering the relevance of these aspects, these observations mobilized the following research question: Would it be possible to implement a Collaborative Consulting service model to support the school inclusion process of SEN students? To answer this question, the Objective is presented: to identify the possibilities of implementing a collaborative consulting service model to support the inclusive process of students targeting special education - PAEE, followed by specific objectives, which are presented in two studies, which compose this dissertation. Study 1 is to define the demand to establish a support network for the school inclusion process and organize inclusive practices based on the possibilities and resources recognized at work in a municipal public network, based on a collaborative consulting service model. Study 2 aims to analyze teachers' perceptions of support and engagement in implementing collaborative practices for students targeting special education, based on a collaborative consulting service model. Method: The research presents a qualitative approach, with an explanatory and descriptive scope. The study was conducted entirely in an online format, using digital resources due to the COVID-19 pandemic. Four elementary school teachers and specialized educational assistance - AEE have participated, in addition to integrating the study with other professionals from the school staff, the assistant principal and pedagogue, the mother of a student and the representative of the multi-professional team that accompanies him. The consultant had the role of researcher. Results: According to the research's results, there was the possibility of implementing a support network for EAP students, based on a collaborative consulting model, confirming, according to the literature, a possible service that is favorable to inclusion and feasible to be adopted in the school routine. The study highlights the need for teacher training in a collaborative perspective, aiming at contributing to and expanding diversified support services. Keywords: Collaborative Consultation. School Inclusion. Special Education. Collaborative Practices.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (135 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectProfessores de educação especialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectServiços de consultoriapt_BR
dc.titleConsultoria colaborativa como modelo de serviço para apoio ao processo de inclusão escolarpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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