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dc.contributor.advisorVieira, Carlos Eduardo, 1963-pt_BR
dc.contributor.authorFaria, Maria Cristiane Nunes de, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-06-24T15:09:10Z
dc.date.available2021-06-24T15:09:10Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71101
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/02/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 221-228pt_BR
dc.description.abstractResumo: O problema privilegiado nesta dissertação são as concepções de universidade defendidas pelos participantes no inquérito O problema universitário brasileiro, promovido pela Seção de Ensino Técnico e Superior (SETS), da Associação Brasileira de Educação (ABE), no ano de 1928. Este inquérito, apresentado na Segunda Conferência Nacional de Educação (II CNE), realizada em Belo Horizonte - MG, de 4 a 11 de novembro de 1928, foi editado e publicado no ano de 1929, pela ABE. O inquérito representou um instrumento de investigação e discussão em torno dos problemas da universidade nos anos de 1920. Mediante a apreciação das teses produzidas nesse documento e a análise do contexto de seus debates, este estudo procurou identificar a relação entre os discursos presentes no inquérito e as ações da SETS, no período acima mencionado. Como referencial teórico adotou-se aqui o conceito de intelectual, a partir dos estudos de Vieira, e de rede de sociabilidade, de Sirinelli que, a partir de uma perspectiva prosopográfica, permitiram o trabalho com biografias coletivas e as relações institucionais dos intelectuais protagonistas no inquérito, auxiliando na descrição e na análise das características do grupo. Para interpretar a linguagem mobilizada pelos intelectuais vinculados à ABE, utilizamos a perspectiva do contextualismo linguístico, desenvolvida por Q. Skinner e J. Pocock. Entre as fontes mobilizadas destacaram-se: as teses balizadoras das discussões produzidas pelos membros da comissão organizadora do inquérito; as teses-resposta, produzidas pelos intelectuais respondentes; o discurso do senador Adolpho Gordo; e o relatório com as conclusões do inquérito, aprovadas pela SETS da ABE e pelos conferencistas da II CNE. No debate sobre as concepções de universidade, identificamos que os propositores do inquérito pretendiam demonstrar as limitações das posições de implementação do regime universitário no país, especialmente a realidade representada pela Universidade do Rio de Janeiro, criada em 1920. Neste inquérito, defenderam a necessidade de se criar um sistema universitário que correspondesse aos anseios e necessidades de cada região do país. Pretendia-se com isso, qualificar, divulgar e valorizar concepções, autores e ações da ABE, para criar condições políticas para a legitimação de um projeto que visava a reorganização da universidade no Brasil. Palavras-chave: Associação Brasileira de Educação. Educação Superior. Discurso Educacional. Intelectuais. Inquérito Educational.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The privileged problem in this dissertation is the university's conceptions defended by the participants in the inquiry The Brazilian university problem, promoted by the Section of Technical and Higher Education (SETS), of the Brazilian Education Association (ABE), in 1928. This inquiry, presented at the Second National Conference on Education (II CNE), held in Belo Horizonte - MG, from November 4th to 11th, 1928, was edited and published in 1929, by ABE. The inquiry represented an instrument of investigation and discussion around the problems of the university in the 1920s. Through the appreciation of the theses produced in this document and the analysis of the context of its debates, this study sought to identify the relationship between the speeches present in the inquiry and the actions promoted by SETS, in the period mentioned above. As a theoretical framework, the concept of intellectual was adopted here, based on Vieira's studies, and Sirinelli's sociability network, which, from a prosopographic perspective, allowed work with collective biographies and the institutional relations of the leading intellectuals in the survey, assisting in the description and analysis of the characteristics of the group. To interpret the language mobilized by intellectuals linked to ABE, we use the perspective of Linguistic Contextualism, developed by Q. Skinner and J. Pocock. Among the mobilized sources, the following stand out: the guiding theses of the discussions produced by the members of the survey organizing committee; the thesis responses, produced by the respondent intellectuals; Senator Adolpho Gordo's speech; and the report with the conclusions of the survey, approved by ABE's SETS and by the speakers of II CNE. In the debate on the university's conceptions, we identified that the survey's proponents intended to demonstrate the limitations of the positions of implementation of the university regime in the country, especially the reality represented by the University of Rio de Janeiro, created in 1920. In this survey, they defended the need to create a university system that corresponded to the desires and needs of each region of the country. The intention was to qualify, disseminate, and value ABE's concepts, authors, and actions, to create political conditions to legitimize a project aimed at reorganizing the university in Brazil. Keywords: Brazilian Education Association. Higher Education. Educational Discourse. Intellectuals. Educational Inquiry.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (228 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectEducação - Históriapt_BR
dc.subjectEnsino superior e Estado - Brasil - Históriapt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO problema universitário no inquérito da Associação Brasileira de Educação : concepções de universidade em disputa na década de 1920pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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