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dc.contributor.advisorAlves, Marco Antonio Zanata, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Especialização em Data Science & Big Datapt_BR
dc.creatorMoreira, Fábio Junior Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2024-02-08T18:50:46Z
dc.date.available2024-02-08T18:50:46Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71062
dc.descriptionOrientador : Prof. Marco A. Zanata Alvespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Especialização em Data Science & Big Data.pt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 9.pt_BR
dc.description.abstractResumo : No Brasil a taxa média de evasão escolar do ensino superior tem se mantido em 21% nos último 10 anos. Os problemas gerados pela evasão são diversos, como desperdício de recursos por parte do aluno e também da universidade. Nesse cenário, mesmo coordenadores de curso com experiência não conseguem prever o abandono por parte dos alunos. Essa predição é bastante complexa de ser feito manualmente devido a grande quantidade de alunos geridos pelo mesmo coordenador. Nesse trabalho, foi realizado uma análise de acompanhamento da trajetória de alunos do curso de graduação em Ciência da Computação da UFPR compreendendo os períodos de 2011 á 2019 utilizando duas técnicas de aprendizado de máquina, regressão logística e árvores de decisão, para prever a evasão. Com as técnicas aplicadas podemos prever a evasão de alunos de ciência da computação de uma base de dados real, onde atingimos até 86% de precisão com os algoritmos de aprendizado de máquina avaliados.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : remained at 21 % in the last 10 years. The problems generated by evasion are diverse, such as wasted resources by the student and the university. In this scenario, even experienced course coordinators are unable to predict students’ dropout. This prediction is quite complex to be done manually due to the large number of students managed by the same coordinator. In this work, we performed a follow-up analysis of students’ trajectory of the undergraduate course in Computer Science at UFPR, comprising the periods from 2011 to 2019, using two machine learning techniques, logistic regression and decision trees, to predict dropout. The applied techniques show that we can predict the evasion of computer science students from a real database, where we reach up to 86 % accuracy with the evaluated machine learning algorithms.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectArvores de decisãopt_BR
dc.subjectAprendizado do computadorpt_BR
dc.titleAprendizagem de máquina na predição da evasão no ensino superiorpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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