• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Exatas e da Terra
    • Data Science & Big Data
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Exatas e da Terra
    • Data Science & Big Data
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Aprendizagem de máquina na predição da evasão no ensino superior

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R E - FABIO JUNIOR RODRIGUES MOREIRA.pdf (437.3Kb)
    Data
    2020
    Autor
    Moreira, Fábio Junior Rodrigues
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : No Brasil a taxa média de evasão escolar do ensino superior tem se mantido em 21% nos último 10 anos. Os problemas gerados pela evasão são diversos, como desperdício de recursos por parte do aluno e também da universidade. Nesse cenário, mesmo coordenadores de curso com experiência não conseguem prever o abandono por parte dos alunos. Essa predição é bastante complexa de ser feito manualmente devido a grande quantidade de alunos geridos pelo mesmo coordenador. Nesse trabalho, foi realizado uma análise de acompanhamento da trajetória de alunos do curso de graduação em Ciência da Computação da UFPR compreendendo os períodos de 2011 á 2019 utilizando duas técnicas de aprendizado de máquina, regressão logística e árvores de decisão, para prever a evasão. Com as técnicas aplicadas podemos prever a evasão de alunos de ciência da computação de uma base de dados real, onde atingimos até 86% de precisão com os algoritmos de aprendizado de máquina avaliados.
     
    Abstract : remained at 21 % in the last 10 years. The problems generated by evasion are diverse, such as wasted resources by the student and the university. In this scenario, even experienced course coordinators are unable to predict students’ dropout. This prediction is quite complex to be done manually due to the large number of students managed by the same coordinator. In this work, we performed a follow-up analysis of students’ trajectory of the undergraduate course in Computer Science at UFPR, comprising the periods from 2011 to 2019, using two machine learning techniques, logistic regression and decision trees, to predict dropout. The applied techniques show that we can predict the evasion of computer science students from a real database, where we reach up to 86 % accuracy with the evaluated machine learning algorithms.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/71062
    Collections
    • Data Science & Big Data [138]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV