Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGil, Fernando Cerisara, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorSilva Filho, Suéliton de Oliveira, 1992-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2021-06-17T21:54:17Z
dc.date.available2021-06-17T21:54:17Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70866
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Fernando Cerisara Gilpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 22/02/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.130-134pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho se constitui pela aproximação, interpretação e análise de contos selecionados de dois escritores latino-americanos da segunda metade do século XX: o chileno Roberto Bolaño e o brasileiro Rubem Fonseca. Meu objetivo é, a partir da comparação de oito narrativas curtas - quatro de cada autor -, precisar as convergências e divergências desses textos ficcionais, tendo em vista aspectos de transgressão e violência. Para isso, em um primeiro momento, estabeleço contrapontos, aproximações e distanciamentos entre os ficcionistas e suas literaturas, pretendendo ir além de uma biografia protocolar, despida de relação com o conteúdo do trabalho. Em seguida, organizada em quatro itens, apresento a sessão de análises na qual as convergências entre os contos são estabelecidas. Inicialmente, para além das histórias de violações - encerradas nas aproximações entre "O estuprador" e "El retorno" -, considero os enredos e o estabelecimento do conto, como pertencente ao gênero narrativo, a partir das proposições de Julio Cortázar (1971, 2010) e Ricardo Piglia (2006). No item subsequente, à medida em que investigo até que ponto as personagens contraventoras de "Putas asesinas" e "O cobrador" pautam suas ações por pura maldade, me aproximo de algumas das ideias de Nietzsche (1997, 2005, 2009) de modo a problematizar questões de moralidade que se mostram consolidadas para a sociedade ocidental. Partindo de uma afirmação globalizante de que nas literaturas de Roberto Bolaño & Rubem Fonseca os indivíduos subalternos encontram voz, relaciono ainda "Prefiguración de Lalo Cura" com o "O campeonato", de modo a verificar até que ponto essa afirmação é factual. Assim, respeitadas ambas as tramas, recupero considerações de Georg Lukács (2003) sobre o fenômeno de reificação, como também as de Terry Eagleton (2011), sobre questões marxistas em narrativas de ficção, na intenção de esclarecer a discussão proposta. Por fim, o item de encerramento foi pensado pela forma como a mulher aparece representada ao longo de toda a dissertação. Nele, coloco em diálogo os contos "Lúcia McCartney" e "Joanna Silvestri". Para discutir o processo de representação da mulher por escritores do sexo masculino, retomo reflexões empreendidas por Lúcia C. Branco e Ruth S. Brandão (2004); enquanto que, para contemplar especificidades de prostitutas e cortesãs, recorro a observações feitas por Simone de Beauvoir (2014). A partir de todas essas discussões heterogêneas que vão sendo linearmente encadeadas na organização dos itens, o trabalho procura evidenciar os caminhos convergentes, tensionados já em seu título, entre literaturas que não são comumente colocadas em comparação. Palavras-chave: Roberto Bolaño. Rubem Fonseca. Contos latino-americanos. Violência na literatura. Literatura comparada.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work is constituted by the approximation, interpretation and analysis of selected stories by two Latin American writers from the second half of the 20th century: the Chilean Roberto Bolaño and the Brazilian Rubem Fonseca. My objective is, from the comparison of eight short narratives - four from each author -, to clarify the convergences and divergences of these fictional texts, considering the aspects of transgression and violence. For this purpose, at first, I establish counterpoints, approximations and distances between fictionists and their literatures, intending to go beyond a protocol biography, stripped of relation to the content of the work. Then, organized into four items, I present the analysis session in which the convergences between the stories are established. Initially, in addition to the stories of violations - closed in the rapprochement between "O Estuprador" and "El Retorno" -, I consider the plots and the establishment of the story, as belonging to the narrative genre, based on the proposals of Julio Cortázar (1971, 2010) and Ricardo Piglia (2006). In the subsequent item, as I investigate how far the contraventing characters of "Putas Asesinas" and "O Cobrador" base their actions on pure malice, I approach some of Nietzsche's ideas (1997, 2005, 2009) in order to problematize issues of morality that are consolidated in the Western society. Starting from a globalizing statement that in the literatures of Roberto Bolaño & Rubem Fonseca subordinate individuals find a voice, I also link "Prefiguración de Lalo Cura" with "O Campeonato", in order to verify to what extent this statement is factual. Thus, respecting both plots, I recover Georg Lukács's (2003) considerations on the phenomenon of reification, as well as those of Terry Eagleton (2011), on Marxist issues in fictional narratives, in order to clarify the proposed discussion. Finally, the closing item was thought through the way the woman appears represented throughout the dissertation. In it, I put the stories "Lúcia McCartney" and "Joanna Silvestri" into dialogue. To discuss the process of representation of women by male writers, I return to reflections undertaken by Lúcia C. Branco and Ruth S. Brandão (2004); while, to contemplate specificities of prostitutes and courtesans, I use observations made by Simone de Beauvoir (2014). From all these heterogeneous discussions that are linearly linked in the organization of the items, the work seeks to highlight the converging paths, already strained in its title, between literatures that are not commonly compared. Keywords: Roberto Bolaño. Rubem Fonseca. Latin American short stories. Violence in literature. Comparative literature.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (134 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBolaño, Roberto, 1953-2003pt_BR
dc.subjectFonseca, Rubem, 1925-2020pt_BR
dc.subjectContos latino americanospt_BR
dc.subjectViolencia na literaturapt_BR
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleCaminhos convergentes : transgressão e violência em contos de Roberto Bolaño e Rubem Fonsecapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples