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dc.contributor.advisorMoosburger, Udo Baldur, 1952-pt_BR
dc.contributor.authorMuchinski, Heloise Maria, 1992-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-05-17T17:37:21Z
dc.date.available2021-05-17T17:37:21Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70750
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Udo Baldur Moosburgerpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Busca-se apresentar através da pesquisa que aqui se expõe uma relação entre a construção crítica acerca da educação formal apresentado pelo filósofo da educação John Dewey e as consequências que esta formulação de educação possuí na relação do indivíduo com sua vida social. Procurando entender se o sistema educacional possuí relação com o que pode vir a ser um processo de massificação social. Para melhor ambientar o espaço escolar e as consequências que um espaço isolador pode ter sobre o indivíduo, se fará uso do conceito de Instituição Total, exposto pelo sociólogo Erving Goffman, entrelaçando assim os conceitos de vida social comum e comunicação de Dewey aos de desculturalização e mortificação do eu de Goffman. Para finalizar o percurso que se deseja e poder concluir como a educação tem influência em um processo social de massa, se utilizará do texto Educação Após Auschwitz do Filósofo Theodor W. Adorno, entrelaçando aos outros conceitos a questão do caráter manipulador e da coisificação do indivíduo em um processo de barbárie ocasionado pela falta de educação e esclarecimento das pessoas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This paper aims to present through the research that exposes here a relation between the critical construction about the formal education presented by the philosopher of education John Dewey and the consequences that this formulation of education had in the relation of the individual with his social life. Trying to understand if the educational system is related to what may become a process of social massification. In order to better acclimate the school space and the consequences that an isolating space can have on an individual, the concept of Total Institution expounded by sociologist Erving Goffman will be used, thus interweaving Dewey's concepts of common social life and communication with those of deculturalization and mortification of the self from Goffman. To conclude the desired course and to conclude how education influences a mass social process, we will use the text Education After Auschwitz by Philosopher Theodor W. Adorno, intertwining with other concepts the question of manipulative character and the reification of the individual. in a process of barbarism caused by the lack of education and enlightenment of people.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (41 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectEducação - Formaçãopt_BR
dc.titleEducação formal : da necessidade à massificação – um ensaio crítico a partir de Dewey, Goffman e Adornopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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