• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação formal : da necessidade à massificação – um ensaio crítico a partir de Dewey, Goffman e Adorno

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - HELOISE MARIA MUCHINSKI.pdf (1.344Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Muchinski, Heloise Maria, 1992-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Busca-se apresentar através da pesquisa que aqui se expõe uma relação entre a construção crítica acerca da educação formal apresentado pelo filósofo da educação John Dewey e as consequências que esta formulação de educação possuí na relação do indivíduo com sua vida social. Procurando entender se o sistema educacional possuí relação com o que pode vir a ser um processo de massificação social. Para melhor ambientar o espaço escolar e as consequências que um espaço isolador pode ter sobre o indivíduo, se fará uso do conceito de Instituição Total, exposto pelo sociólogo Erving Goffman, entrelaçando assim os conceitos de vida social comum e comunicação de Dewey aos de desculturalização e mortificação do eu de Goffman. Para finalizar o percurso que se deseja e poder concluir como a educação tem influência em um processo social de massa, se utilizará do texto Educação Após Auschwitz do Filósofo Theodor W. Adorno, entrelaçando aos outros conceitos a questão do caráter manipulador e da coisificação do indivíduo em um processo de barbárie ocasionado pela falta de educação e esclarecimento das pessoas.
     
    Abstract : This paper aims to present through the research that exposes here a relation between the critical construction about the formal education presented by the philosopher of education John Dewey and the consequences that this formulation of education had in the relation of the individual with his social life. Trying to understand if the educational system is related to what may become a process of social massification. In order to better acclimate the school space and the consequences that an isolating space can have on an individual, the concept of Total Institution expounded by sociologist Erving Goffman will be used, thus interweaving Dewey's concepts of common social life and communication with those of deculturalization and mortification of the self from Goffman. To conclude the desired course and to conclude how education influences a mass social process, we will use the text Education After Auschwitz by Philosopher Theodor W. Adorno, intertwining with other concepts the question of manipulative character and the reification of the individual. in a process of barbarism caused by the lack of education and enlightenment of people.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/70750
    Collections
    • Filosofia da educação [69]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV