dc.contributor.author | Montanarin, Cleveron, 1979- | pt_BR |
dc.contributor.other | Franklin, Karen, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-17T14:56:23Z | |
dc.date.available | 2021-05-17T14:56:23Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/70743 | |
dc.description | Orientadora : Prof.a Dr.a Karen Franklin da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta pesquisa bibliográfica tem por finalidade investigar o uso das tecnologias digitais na educação e possíveis apontamentos éticos e epistemológicos. Os processos educacionais sempre estiveram intimamente relacionados com a manutenção das culturas humanas, se valendo do uso das mais variadas técnicas e tecnologias para alcançar este objetivo. Ao longo da história, muitas foram as inovações científicas que incidiram diretamente no comportamento humano, culminado no que hoje compreendemos como sendo a sociedade da informação. Se, nos dias atuais, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão presentes nos mais variados setores da sociedade, é necessário que façamos uma reflexão acerca do uso responsável e ético destas mesmas tecnologias na educação e, consequentemente, seus desdobramentos para a continuidade da nossa própria espécie. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : This bibliographic research aims to investigate the use of digital technologies in education and possible ethical and epistemological notes. Educational processes have always been closely related to the maintenance of human cultures, using the most varied techniques and technologies to achieve this goal. Throughout history, many scientific innovations have focused directly on human behavior, culminating in what we understand today as the information society. If, today, Digital Information and Communication Technologies (TDIC) are present in the most varied sectors of society, it is necessary that we reflect on the responsible and ethical use of these same technologies in education and, consequently, their consequences for the continuity of our own species. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (35 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Internet na educação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Tecnologia digital : apontamentos éticos e epistemológicos para a educação | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |