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dc.contributor.advisorQuadros, Cláudia Irene de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.creatorVoltolini, Giulia Gomespt_BR
dc.date.accessioned2024-01-04T19:18:21Z
dc.date.available2024-01-04T19:18:21Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70535
dc.descriptionOrientadora: Claudia Irene Quadrospt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: No Brasil, a atividade de Relações Públicas surgiu em 1914. A profissão foi regulamentada em 1967 (lei n05377/67) e, neste mesmo ano, a Escola de Artes e Comunicação (ECA), da Universidade de São Paulo, criou o primeiro curso superior da área no país. Em 2021, existem 92 cursos de Relações Públicas reconhecidos na plataforma brasileira e-Mec, do Ministério da Educação. Apesar da profissão ser regulamentada há mais de 50 anos, o desconhecimento popular e institucional sobre a função do RP continua. Na internet é possível encontrar muitos guias sobre o que faz um relações públicas, mas ainda assim é comum observar calouros deste curso que não sabem definir com precisão a futura profissão. Os profissionais também enfrentam dificuldades, sendo explicando suas funções para quem as desconhecem e/ou confundidos com especialistas de outras áreas. A partir da questão problema ‘de que modo profissionais da área compreendem o desconhecimento popular sobre as relações públicas?’, pretendemos verificar esse cenário no Paraná por meio da visão de profissionais da área. Por isso, este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo explicar as atividades das relações públicas, bem como mostrar a importância desse profissional no século XXI. Por meio de uma perspectiva multimetodológica, a revisão bibliográfica de obras que valorizam e desvelam as relações públicas (PEREIRA, 2011; ALF, 2015; FERRARI, 2020) foram fundamental para esta pesquisa, que também realizou entrevistas semi-estruturadas com profissionais da área. As entrevistas foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2017). Pesquisas de opinião sobre relações públicas já realizadas anteriormente complementam este estudo. Como resultado, apontamos os principais motivos para o desconhecimento popular e percebemos que ele é uma realidade para os profissionais da área e afeta diretamente o modo como eles se posicionam e entendem o mercado atualpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRelações públicaspt_BR
dc.titleO que faz um RP mesmo? : do desconhecimento à valorização profissionalpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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