• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Relações Públicas
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Relações Públicas
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O que faz um RP mesmo? : do desconhecimento à valorização profissional

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    GIULIA GOMES VOLTOLINI.pdf (1.562Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Voltolini, Giulia Gomes
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: No Brasil, a atividade de Relações Públicas surgiu em 1914. A profissão foi regulamentada em 1967 (lei n05377/67) e, neste mesmo ano, a Escola de Artes e Comunicação (ECA), da Universidade de São Paulo, criou o primeiro curso superior da área no país. Em 2021, existem 92 cursos de Relações Públicas reconhecidos na plataforma brasileira e-Mec, do Ministério da Educação. Apesar da profissão ser regulamentada há mais de 50 anos, o desconhecimento popular e institucional sobre a função do RP continua. Na internet é possível encontrar muitos guias sobre o que faz um relações públicas, mas ainda assim é comum observar calouros deste curso que não sabem definir com precisão a futura profissão. Os profissionais também enfrentam dificuldades, sendo explicando suas funções para quem as desconhecem e/ou confundidos com especialistas de outras áreas. A partir da questão problema ‘de que modo profissionais da área compreendem o desconhecimento popular sobre as relações públicas?’, pretendemos verificar esse cenário no Paraná por meio da visão de profissionais da área. Por isso, este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo explicar as atividades das relações públicas, bem como mostrar a importância desse profissional no século XXI. Por meio de uma perspectiva multimetodológica, a revisão bibliográfica de obras que valorizam e desvelam as relações públicas (PEREIRA, 2011; ALF, 2015; FERRARI, 2020) foram fundamental para esta pesquisa, que também realizou entrevistas semi-estruturadas com profissionais da área. As entrevistas foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2017). Pesquisas de opinião sobre relações públicas já realizadas anteriormente complementam este estudo. Como resultado, apontamos os principais motivos para o desconhecimento popular e percebemos que ele é uma realidade para os profissionais da área e afeta diretamente o modo como eles se posicionam e entendem o mercado atual
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/70535
    Collections
    • Relações Públicas [362]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV