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dc.contributor.authorRangel, David Rejes, 1990-pt_BR
dc.contributor.otherCamas, Núria Pons Vilardell, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-05-11T15:31:26Z
dc.date.available2021-05-11T15:31:26Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70249
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Nuria Pons Vilardell Camaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 15/12/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 81-86pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como objeto de pesquisa a análise da prática pedagógica não apenas enquanto processos de ensino e aprendizagens, mas também à respeito da aprendizagem do pesquisador no processo de exercício da docência. Tem como problema de pesquisa o questionamento sobre como se dá o processo de reconstrução do conhecimento de um professor sobre sua prática pedagógica ao usar o Roleplaying Game nas aulas de História? Tem como objetivo geral analisar a narrativa da prática pedagógica do pesquisador, trazendo à luz da compreensão os elementos que possam auxiliar o processo de reconstrução do conhecimento do docente (DEMO, 2004; FREIRE, 1986) em relação à sua própria prática pedagógica. Adota-se a abordagem qualitativa, numa pesquisa de cunho auto narrativo (CRESWELL, 2014; CLANDININ e CONNELLY, 2011). Como instrumentos de pesquisa buscou-se, por meio de auto narrativas registradas em diários pessoais verificar na memória do pesquisador sua percepção enquanto ser professor. Ao se visitar e revisitar estes diários fez-se necessário, também, verificar os exercícios desenvolvidos em aula de modo a poder-se observar se havia real observação pessoal e interpessoal da vivência proposta para a análise dos dados coletados no diário pessoal. Conclui-se que a reconstrução do professor por sua prática pedagógica é possível, mesmo que difícil. O fazer docente, o exercício do pensar e o aprender a ser professor em construção depende da emancipação do pensar do professor, que por sua vez requer pesquisa científica como princípio e também educação, entendendo-se que professores e discentes se formam permanentemente. Palavras-Chaves: Pesquisa narrativa. Metodologia de ensino de História. Prática Pedagógica. Roleplaying Game.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research is inserted in the research line of Theories and Practices of Teaching in the Elementary Education. Its object of research is the analysis of the pedagogical practice not only as teaching and learning processes, but also regarding the researcher's learning in the teaching process. Its research problem is the issue of how the process of retrieving the knowledge of a teacher about his pedagogical practice when using the Roleplaying Game in History classes. Its general objective is to analyze the narrative of the researcher's pedagogical practice, bringing to light the understanding of the elements that can help the process of retrieving the teacher's knowledge (DEMO, 2004; FREIRE, 1986) in relation to his own pedagogical practice. The qualitative approach is adopted, in a self-narrative research (CRESWELL, 2014; CLANDININ and CONNELLY, 2011). It was sought as research instruments to verify in the researcher's memory his perception as a teacher, through self-narratives recorded in personal diaries. When visiting and revisiting these diaries, it was also necessary to verify the exercises developed in class in order to be able to observe if there was real personal and interpersonal observation of the proposed experience for the analysis of the data collected in the personal diary. It is concluded that the reconstruction of the teacher by his pedagogical practice is possible, even if difficult. Teaching, the exercise of thinking and learning to be a teacher in construction depends on the emancipation of the teacher's thinking, which in turn requires scientific research as a principle and also education, understanding that teachers and students are permanently developing themselves. Keywords: Narrative research. Teaching methodology. Pedagogical Practice. Roleplaying Game.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (86 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPedagogia - Metodologiapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectHistoria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleNarrativa pedagógica de um professor de história utilizando gamificaçãopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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