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dc.contributor.authorMarchi, Andressa Pereira Lima, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherLöhr, Suzane Schmidlin, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-30T17:21:14Z
dc.date.available2021-03-30T17:21:14Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69936
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Suzane Schmidlin Löhrpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/09/2012pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 72-80pt_BR
dc.description.abstractResumo: A Paralisia Cerebral é uma condição que em determinados níveis de comprometimento, como nos níveis motores III, IV e V, gera necessidade da presença e do auxílio de um cuidador. Na família o papel de cuidador principal geralmente é delegado às mulheres, que deixam suas vidas de lado em função dos cuidados prestados. Observando as necessidades desses cuidadores, esse estudo teve como objetivo geral avaliar os efeitos de sua participação em uma proposta de grupo educativo, com foco no desempenho ocupacional e nas habilidades sociais do cuidador, visando favorecer o reequilíbrio ocupacional e um melhor aporte de habilidades sociais. Considera-se que um cuidador com essas características reintegradas possa desempenhar sua função com menores prejuízos à sua autonomia e qualidade de vida, e ainda de certa maneira solicitar mais apoio da sua rede de suporte ou mesmo formar novas redes, favorecendo a diminuição da sobrecarga. A amostra do estudo foi composta por um total de 36 participantes (Grupo T). Apenas dois participantes eram do sexo masculino. Desses participantes 12 realizaram a avaliação inicial, mas desistiram ao longo do programa, inclusive os dois participantes do sexo masculino. Assim, o estudo focou em 24 participantes, que realizaram avaliação inicial e reavaliação, os quais foram redistribuídos em subgrupos: Grupo A, formado por cuidadores que somente participaram da avaliação inicial e final, Grupo B composto por cuidadores que participaram de 1 a 3 encontros e o Grupo C, com participantes que além da avaliação inicial e final, estiveram presentes de 5 a 11 encontros grupais, os quais eram realizados uma vez por semana em espaço cedido pela escola frequentada pelos filhos dos participantes. Para avaliarmos os cuidadores utilizamos os seguintes instrumentos: a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional; o Inventário de Habilidades Sociais; a Short-Form Health Survey 36. Os dados encontrados antes da participação nos encontros demonstram que os cuidadores que compuseram a amostra total apresentam uma qualidade de vida diminuída, principalmente em relação aos domínios Dor e Limitações por Aspectos Físicos. Apresentaram maiores problemas de desempenho ocupacional, em relação às áreas de lazer e produtivas. Dentre as atividades produtivas, a mais citada foi o trabalho fora de casa com remuneração. Em relação às habilidades sociais, os respondentes do estudo apresentaram um repertório pouco elaborado nos fatoriais F3- conversação e desenvoltura social e F4- auto exposição a desconhecidos ou a situações novas. A avaliação pré e pósintervenção comparando os participantes que frequentaram maior número de encontros e aqueles que apenas participaram das avaliações inicial e final, mostrou que em relação ao desempenho ocupacional ocorreram mudanças positivas quanto ao desempenho e a satisfação daqueles que estiveram nos grupos educativos. Estes participantes também apresentaram uma diminuição tanto no escore total e nos fatoriais das habilidades sociais, especialmente nos fatoriais F2- autoafirmação na expressão de afeto positivo, e F3- conversação e desenvoltura social, demonstrando assim uma autorreflexão frente às habilidades sociais e a resolução de problemas, frente ao seu desempenho ocupacional. Palavras-chave: Cuidadores; Desempenho Ocupacional; Habilidades Sociais; Paralisia Cerebral.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Cerebral Palsy is a condition in which certain levels of commitment, as engines at levels III, IV and V, generates the need for the presence and assistance of a caregiver. In the family, the role of the main caregiver is often delegated to women who leave their lives aside in terms of care. Noting the needs of these caregivers, this study aimed to evaluate the effects of their participation in a proposed educational group focusing on occupational performance and social skills of the caregiver in order to promote occupational rebalancing and a better supply of social skills. It is considered that a caregiver reintegrated with these characteristics can perform its function with minor damage to their autonomy and well-being, and yet somehow solicit more support from their support network or even form new networks, favoring the reduction of overhead. The study sample consisted of a total of 36 participants (Group T). Only two participants were male. 12 people participated in the initial assessment but gave up during the program. Thus, the study focused on 24 participants, who performed the initial evaluation and reevaluation, which were redistributed into subgroups: Group A, consisting of only caregivers who participated in the initial assessment and final Group B consists of caregivers who attended 1-3 meetings and Group C, with participants beyond the initial assessment and final were 5-11 group meetings, which were held once a week in space provided by the school attended by the children of participants. To evaluate the performance of occupational caregivers used the Canadian Occupational Performance Measure (COPM). To assess social skills, we used the Social Skills Inventory (IHS). The two instruments were administered pre and post intervention. To measure the Quality of Life (QOL) of caregivers, we used the Short-Form Health Survey 36 (SF-36). The data obtained before participation in the meetings, show that caregivers who comprised the total sample have a decreased QOL, especially in relation to the domains Pain and Physical Aspects of Limitations. Had higher occupational performance issues in relation to the areas of leisure and productive. Among the productive activities, the most cited was working outside the home with pay. Regarding social skills, respondents in the study presented a repertoire drawn little factor in F3, conversation and social and F4, self-exposure to unknown or new situations. The pre and post intervention comparing participants who attended more meetings and those who only participated in the initial and final evaluations showed that in relation to occupational performance changes were positive about the performance and satisfaction of those who were in educational groups. These participants also showed a decrease in both the total score and the factor of social skills, especially in F2 factor, self-assertion in the expression of positive affect, and F3, conversation and social, thus demonstrating self-reflection in the face of social skills and problem solving, outside his occupational performance. Keywords: Caregivers; Occupational Performance, Social Skills; Cerebral Palsy.pt_BR
dc.format.extent[100] p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCuidadorespt_BR
dc.subjectRelações humanaspt_BR
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDesempenho ocupacional e habilidades sociais de cuidadores : grupo de suporte com foco educativopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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