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dc.contributor.authorKeil, Malis Maria Liebl, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherKistmann, Virginia Souza de Carvalho Borges, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2021-03-10T00:12:23Z
dc.date.available2021-03-10T00:12:23Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69728
dc.descriptionOrientadora: Professora Dra. Virginia Souza de Carvalho Borges Kistmannpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 30/08/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.174-191pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta tese propõe um Modelo de Processo de Gestão de Design para Territórios Urbanos, utilizando a Noção de Pertencimento - UrbeID, que considera aspectos emocionais para o desenvolvimento do sentimento de pertencimento ao território pelos cidadãos. Nela, entende-se por design as atividades de projeto desenvolvidas por designers, arquitetos ou outros profissionais envolvidos no desenvolvimento de produtos para as cidades. A motivação inicial que gerou esta tese partiu do questionamento quanto aos motivos que, projetualmente, resultam em soluções de design de equipamentos urbanos inadequadas. Se o vandalismo é observado, em situações de não pertencimento, causando, inclusive, danos econômicos às prefeituras, em contrapartida, exemplos na literatura demonstram que ao sentirem-se pertencentes ao território, os cidadãos adquirem uma ligação emocional que faz com que o cuidado com o lugar em que habitam seja desenvolvido. Assim, buscou-se considerar elementos que refletissem sobre o desenvolvimento de relações emocionais positivas nos cidadãos em relação ao patrimônio público, aumentando o sentido de pertencimento, considerando a participação direta dos usuários na atividade projetual. Portanto, o objetivo central desta tese foi o desenvolvimento do modelo de estrutura de projeto, aqui denominado UrbeID, em que foi considerada a noção de pertencimento a partir das fases iniciais do projeto. No seu desenvolvimento, teve como foco o projeto de equipamentos urbanos, sendo utilizada a pesquisa qualitativa, de cunho teórico-aplicada, com base em revisão da literatura sobre as noções de design para o território e design e emoção, seguidos da proposição do modelo e realização de dois testes, em que ele foi aplicado, para verificação na prática sobre o seu modo de atuação. Além disso, foi realizada validação com especialistas e com a comunidade, seguidos de uma validação interna, com base na literatura. Os resultados obtidos foram considerados positivos, levando-se em conta os limites do estudo, por ter sido realizado junto a dois municípios com menos de 100.000 habitantes do Sul do Brasil. Então pautados na proposição de uma estrutura metodológica que toma por base o design para o território e o design para a emoção, e na busca pelo aumento do sentido de pertencimento em relação aos produtos para o uso coletivo em cidades. Palavras chave: Design para o território. Design e emoção. Gestão de design. Modelo de design.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis proposes a Model Management Design Process for Urban Territories, using the Notion of Belonging - UrbeID, which considers emotional aspects for the development of citizens' sense of belonging to the territory. In it, design is understood as the design activities developed by designers, architects or other professionals involved in the development of products for the cities. The initial motivation that led to this thesis was the questioning of the reasons that, as a result, result in inadequate urban equipment design solutions. If vandalism is observed, in situations of non-belonging, causing even economic damages to municipal governments, in contrast, examples in the literature demonstrate that when they feel they belong to the territory, citizens acquire an emotional connection that causes care with the place in which they live is developed. Thus, it was sought to consider elements that reflect on the development of positive emotional relations in the citizens in relation to the public patrimony, increasing the sense of belonging, considering the direct participation of the users in the project activity. Therefore, the central objective of this thesis was the development of the project structure model, here denominated UrbeID, in which the notion of belonging from the initial phases of the project was considered. In its development, it focused on the urban equipment project, using qualitative research, based on a review of the literature on the notions of design for the territory and design and emotion, followed by the proposition of the model and two tests, in which it was applied, to verify in practice about its mode of operation. In addition, validation was performed with specialists and with the community, followed by an internal validation, based on the literature. The results obtained were considered positive, taking into account the limits of the study, since it was carried out with two municipalities with less than 100,000 inhabitants in the South of Brazil. Then guided by the proposition of a methodological framework which is based on the design for the planning and design for emotion; and in the quest for increased sense of belonging for products for collective use in cities. Keywords: Design for the territory. Design and emotion. Design management. Design template.pt_BR
dc.format.extent201 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDesign - Desenvolvimento de produtospt_BR
dc.subjectEspaço urbanopt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectCidades e vilas - Planejamentopt_BR
dc.titleModelo de processo de gestão de design para territórios urbanos utilizando a noção de pertencimentopt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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