Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNagatomy, Gabrielly Fuji Messias, 1992-pt_BR
dc.contributor.otherGuimarães, Orliney Maciel, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-29T19:24:10Z
dc.date.available2021-01-29T19:24:10Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69323
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Orliney Maciel Guimarãespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/05/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 201-218pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo teve por objetivo identificar e analisar a representação social sobre Educação Especial/Educação Inclusiva (EE/EI) de estudantes de licenciatura em Química da Universidade Federal do Paraná. Para atingir este objetivo foram delineados os seguintes objetivos específicos: compreender como as representações sociais sobre as deficiências influenciaram a formação e efetivação de políticas educacionais para o atendimento das pessoas com necessidades educacionais específicas; analisar a partir da literatura da área quais as barreiras e necessidades formativas de professores para a educação inclusiva; identificar e analisar a representação social dos licenciandos em Química da UFPR sobre Educação Especial/Educação lnclusiva. A fundamentação teórica apoiou-se na teoria da representação social (TRS) de Serge Moscovici (1961) e na teoria do núcleo central (TNC) de Jean-Claude Abric (1994) para estruturar as representações sociais dos estudantes. Para atingir o objetivo geral dessa pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa e foi realizada uma pesquisa de campo, com alunos ingressantes no curso de licenciatura em Química da Universidade Federal do Paraná, por meio de observação participante. O contexto da pesquisa foi uma disciplina de Seminários de Educação em Química, que abordou aspectos da EE/EI. Para a constituição de dados, realizou-se a Associação Livre de Palavras com os termos indutores: educação especial e educação inclusiva, no início e ao final da disciplina; assim como um questionário de frases incompletas e um questionário com questões abertas. Para análise dos dados da Associação Livre de Palavras foi empregada a TNC de Abric (1994) com análise prototípica, e, para a análise dos questionários foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2016). Por meio dessas análises foi possível identificar que as representações sociais sobre a EE/EI, inicialmente se pautavam no atendimento às necessidades específicas do aluno com deficiência e nas dificuldades enfrentadas nesse processo, e na não diferenciação da educação especial e da educação inclusiva, as quais apresentaram o mesmo núcleo central. Ao final da disciplina, as representações sociais dos licenciandos para a Educação Especial se pautaram nas adaptações metodológicas para atendimento à necessidade, e a representação social sobre a Educação Inclusiva teve seu núcleo central pautado na inclusão realizada por meio das dimensões de acessibilidade. Observou-se nos discursos analisados que os licenciandos abordaram a necessidade de um profissional do atendimento educacional especializado para o trabalho conjunto com o professor da sala de aula regular, necessidade de formações continuadas para difundir e desmistificar os temas relacionados à inclusão, e destacaram a criatividade na elaboração de materiais didáticos; aspectos não observados no início da disciplina. Conclui-se que disciplinas específicas que abordam a EE e EI nos processos formativos de futuros professores se constituem de extrema relevância para promover reflexões críticas para um ensino pautado nos princípios da educação inclusiva. Palavras-chave: Representação Social; Educação Especial, Educação Inclusiva; Formação Inicial de professores; Licenciatura em Química.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aimed to identify and analyze the social representation of Special Education/Inclusive Education (SE/IE) among undergraduate Chemistry students at the Federal University of Paraná (UFPR). In order to achieve this objective, the following specific objectives were outlined: understanding how social representations of disabilities influenced the formation and implementation of educational policies for the care of people with specific educational needs; analyzing, according to the literature in the area, the barriers and training needs of teachers for inclusive education; identifying and analyzing the social representation of Special Education/Exclusive Education among undergraduate Chemistry students at UFPR. The theoretical framework was based on the Social Representation Theory (SRT) by Serge Moscovici (1961) and on the Central Nucleus Theory (CNT) by Jean-Claude Abric (1994) to structure the social representations among students. In order to achieve the general objective of this research, a qualitative approach was chosen and a field research was carried out with students entering the Chemistry degree course at the Federal University of Paraná, as participant observation. The research context was a discipline of Chemistry Education Seminars, which addressed aspects of SE/IE. For the collection of data, the Free Word Association was carried out with the following inducing terms: special education and inclusive education, at the beginning and at the end of the discipline; as well as a questionnaire with incomplete sentences and a questionnaire with open questions. Abric's CNT (1994) was used to analyze the Free Word Association data with prototypical analysis, and for the analysis of the questionnaires, Bardin's content analysis (2016) was used. Through these analyzes it was possible to identify that the social representations of SE/IE were initially based on meeting the specific needs of students with disabilities and the difficulties faced in this process, and on the non-differentiation of special education and inclusive education, which presented the same central nucleus. After the discipline, the social representations for Special Education among undergraduate students were based on methodological adaptations to meet the need, and the social representation of Inclusive Education had its central nucleus based on inclusion through the dimensions of accessibility. It was observed in the speeches analyzed that the undergraduate students addressed the need for a specialized educational assistance professional to work together with the regular classroom teacher, as well as the need for continued training to disseminate and demystify the issues related to inclusion, and also highlighted the creativity in the preparation of teaching materials. Such aspects had not been observed at the beginning of the course. It is concluded that specific subjects that approach SE and IE in the training processes of future teachers contribute strongly to promote critical reflections for a teaching practice based on the principles of inclusive education. Keywords: Social Representation; Special Education, Inclusive Education; Initial teacher training; Chemistry undergraduate course.pt_BR
dc.format.extent342 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectRepresentaçao socialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleRepresentação social sobre educação especial /inclusiva de alunos de licenciatura em química da Universidade Federal do Paranápt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples