Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNascimento, William Junior dopt_BR
dc.contributor.authorTorres, Tatiane Gilio, 1996-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências Exataspt_BR
dc.date.accessioned2020-10-02T17:17:29Z
dc.date.available2020-10-02T17:17:29Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68767
dc.descriptionOrientador : William Júnior do Nascimentopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia., Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Extas.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A experimentação no ensino de Física tem por objetivo propiciar uma discussão e reflexão em sala de aula, a partir da qual o conhecimento científico é confrontado com os conhecimentos do senso comum, possibilitando assim a construção do saber, a compreensão de determinados assuntos científicos e o favorecimento da aprendizagem significativa. Com base neste pressuposto, este trabalho possui como objetivo elaborar uma sequência didática, que se utiliza da experimentação, com materiais de baixo custo, de simulações computacionais, de vídeos e imagens, para o ensino de Dilatação Térmica, com vistas a desenvolver uma metodologia mais significativa e diferenciada do modelo de ensino tradicional, resgatando o interesse dos alunos da EJA pelos conteúdos de Física. A sequência didática foi desenvolvida em duas turmas de EJA, localizadas em uma cidade do interior do Paraná, na disciplina de Física, com duração de dez horas aulas, no período noturno. Inicialmente aplicou-se um questionário diagnóstico para analisar os conhecimentos prévios dos alunos e realizou-se uma conversa introdutória sobre o conteúdo. Em seguida, explicou-se os tipos, as características e algumas aplicações práticas referentes à Dilatação Térmica, além de atividades diversificadas, envolvendo experimentos e simulações, relacionados com situações do cotidiano. Por fim, aplicou-se novamente um questionário com intuito de verificar os conceitos assimilados e compreendidos pelos estudantes. Os resultados sugerem que o uso da experimentação e de metodologias diversificadas torna os alunos da EJA mais ativos no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando um conhecimento mais significativo, pois relaciona a teoria com a prática do cotidiano, interligando a vivência que o estudante já possui com os saberes científicos.pt_BR
dc.format.extent129 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.titleExperimentação no ensino de física : desenvolvimento de uma sequencia didática sobre dilatação térmica na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples