• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas (Jandaia do Sul)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas (Jandaia do Sul)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Experimentação no ensino de física : desenvolvimento de uma sequencia didática sobre dilatação térmica na educação de jovens e adultos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TATIANE GILIO TORRES.pdf (8.035Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Torres, Tatiane Gilio, 1996-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A experimentação no ensino de Física tem por objetivo propiciar uma discussão e reflexão em sala de aula, a partir da qual o conhecimento científico é confrontado com os conhecimentos do senso comum, possibilitando assim a construção do saber, a compreensão de determinados assuntos científicos e o favorecimento da aprendizagem significativa. Com base neste pressuposto, este trabalho possui como objetivo elaborar uma sequência didática, que se utiliza da experimentação, com materiais de baixo custo, de simulações computacionais, de vídeos e imagens, para o ensino de Dilatação Térmica, com vistas a desenvolver uma metodologia mais significativa e diferenciada do modelo de ensino tradicional, resgatando o interesse dos alunos da EJA pelos conteúdos de Física. A sequência didática foi desenvolvida em duas turmas de EJA, localizadas em uma cidade do interior do Paraná, na disciplina de Física, com duração de dez horas aulas, no período noturno. Inicialmente aplicou-se um questionário diagnóstico para analisar os conhecimentos prévios dos alunos e realizou-se uma conversa introdutória sobre o conteúdo. Em seguida, explicou-se os tipos, as características e algumas aplicações práticas referentes à Dilatação Térmica, além de atividades diversificadas, envolvendo experimentos e simulações, relacionados com situações do cotidiano. Por fim, aplicou-se novamente um questionário com intuito de verificar os conceitos assimilados e compreendidos pelos estudantes. Os resultados sugerem que o uso da experimentação e de metodologias diversificadas torna os alunos da EJA mais ativos no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando um conhecimento mais significativo, pois relaciona a teoria com a prática do cotidiano, interligando a vivência que o estudante já possui com os saberes científicos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/68767
    Collections
    • Licenciatura [11]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV