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dc.contributor.authorOliveira, Roberto Carlospt_BR
dc.contributor.otherCastro, Ana Paula dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolarpt_BR
dc.date.accessioned2021-01-15T15:21:44Z
dc.date.available2021-01-15T15:21:44Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68596
dc.descriptionOrientadora : Ana Paula de Castropt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente artigo aborda sobre a violência, considerando-se a frequência com que esse fato vem ocorrendo dentro do espaço escolar. A prática de violência encontrada nas escolas aponta para as formas que vão desde a depredação de prédios e instalações, à violência física e verbal entre alunos, alunos e professores, família e aluno, família e professores, destacando também assaltos e até mesmo casos que ocorrem homicídios no recinto. Surgem entre as principais causas: famílias desestruturadas, desigualdades sociais, grupos de referências, representados pelos amigos de alunos, tanto os de dentro como os de fora da escola, sobrevivência básica, trabalho infantil, narcotráfico e uso de drogas, porte de armas de fogo e falta de policiamento. Salienta-se que tais ações afetam o clima escolar, dificultando e impossibilitando o processo de ensino aprendizagem, logo a descrição das práticas de violência presentes no levantamento bibliográfico demonstra que na realidade a escola é atualmente, um dos alvos mais destacados nesse sentido. Para observar esse aspecto, um estudo de caso foi realizado em um colégio situado no município de Apucarana, Estado do Paraná, em que os pais questionam sobre a segurança de seus filhos, e quais seriam os fatores que estariam envolvidos na promoção das ações violentas no espaço escolar. Após a análise dos resultados, considera-se que o colégio se faz presente no combate à violência, não ocorrendo causas maiores. Conclui-se que com a contribuição da Associação de Pais e Mestres, Conselho Escolar e da comunidade escolar, trabalhando em ações voltadas ao combate à violência escolar como: a educação o respeito às leis, ao próximo e à propriedade, é possível reduzi-la, e a escola poderá preparar seus alunos para a educação e a cidadania plena, beneficiando também toda a sociedade.pt_BR
dc.format.extent[31 f.].pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectViolencia escolarpt_BR
dc.subjectCrianças e violênciapt_BR
dc.titleA violência nas escolaspt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


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