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dc.contributor.advisorGouveia, Andréa Barbosa, 1974-pt_BR
dc.contributor.authorMartins, Nerci Maria Maggionipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolarpt_BR
dc.date.accessioned2022-08-19T21:00:18Z
dc.date.available2022-08-19T21:00:18Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68591
dc.descriptionOrientadora : Andréa Barbosa Gouveiapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.description.abstractResumo: Qualidade na educação está articulada à plena realização do direito a educação o que implica à escola cumprir sua verdadeira função social, a formação cultural das novas gerações, a garantia da apropriação do conhecimento historicamente produzido. Neste sentido a escola deve reconhecer e responder as diversas dificuldades de seus alunos, assegurando uma educação de qualidade para todos. A proposta de educação bilíngue do Colégio Estadual Para Surdos Alcindo Fanaya Júnior, implantada em 1998, visa gerar no aluno surdo a capacidade política de interagir na sociedade e no mundo dos ouvintes através do fortalecimento da primeira língua (LIBRAS). Apresentar resultados de índice de aprovação e reprovação não basta para avaliar a qualidade da escola, mas a necessidade de se discutir o processo de construção da trajetória escolar o acesso e a permanência do aluno surdo e o apoio que as famílias dão a esse percurso, bem como a construção cotidiana de uma cultura democrática e para isso a articulação entre gestão e avaliação deve se fazer sem ranking. Frente aos pressupostos elencados acima, este artigo apresenta uma análise da qualidade da escola a partir de critérios mais amplos de avaliação que permitam evidenciar as condições de qualidade do Colégio estudado e a adequação da proposta de educação bilíngue.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Education quality is a education that the pupil have right in the school like a necessity of make your throw social function for the cultural formation in the new generations, with the appropriation guarantee of the historically knowledge production. ln this sense the school to know and to answer to the pupil difficulty to given for all a quality education. The education proposition bilingual in the State School for deaf Alcindo Fanaya Júnior has began in 1998 and need to give to the deaf pupil the politic capacity to live in society and the listener world with the strengthening of your language (Brazilian Sign Language). To have results and approbation or reprobation isn't enough to evaluation the school teaching quality, it is necessary to discuss the construction process about the entrance and permanence ins the school with the family support and a democratic culture construction step by step that have to make without scholarship ranking. Before the conjectures listed above, this articles shows an analysis of the school quality using a wide assessment that becomes evident the conditions of the school analyzed and the adaptation of the proposition of bilingual education.pt_BR
dc.format.extent[18 f.] : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Qualidadept_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.titleQualidade na educação do Colégio Estadual para Surdos Alcindo Fanaya Júniorpt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


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