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    Os desafios da evasão na escola pública

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    E - SILVIA VIEIRA DIAS.pdf (297.5Kb)
    Data
    2010
    Autor
    Dias, Silvia Vieira
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Este trabalho consiste em apresentar o problema da evasão escolar como uma das mais graves consequências da falta de uma política educacional eficiente no país. No processo histórico, a escola quase nunca é responsabilizada por este problema, visto sempre como um fator extra-escolar. Muitas tentativas têm sido feitas no sentido de responder à questão específica do que faz os estudantes deixarem os estudos. Grande parte da evidência empírica resulta na comprovação de que evasão escolar e pobreza estão intimamente ligadas e o trabalho infantil tem prejudicado sobremaneira esta realidade. Sendo assim, busca-se neste trabalho, apresentar um estudo das diversas causas que podem determinar a evasão escolar, tais como a escola não atrativa, professores despreparados, alunos desinteressados, alunos com problema de saúde, gravidez precoce, pais irresponsáveis, desinteresse em relação aos filhos, trabalho com incompatibilidade de horário para os estudos, agressão entre os alunos, violência, drogas, trazendo consequências como a marginalização, baixa auto-estima, distorção idade/série, repetência, desemprego, desigualdade social, entre outras. Desta forma, será mostrada a realidade de uma Escola de Ensino Fundamental e Médio, localizada na Vila Zumbi, município de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba/PR e os motivos que levam esta população a abandonarem precocemente os estudos, não só pela sobrevivência, mas sim pela impossibilidade de conciliarem a jornada de trabalho e a escola. Foi realizado um levantamento bibliográfico em livros, revistas especializadas e Internet. Concluiu-se que evasão escolar não protege aqueles que não se enquadram nos casos mais comuns apontados, significando dizer que nenhuma família e nenhuma escola está isenta desse problema, por falta de uma inteiração maior entre família e escola, sendo a evasão escolar um aspecto ausente nas ações político-administrativas dessa unidade escolar pesquisada.
     
    Abstract: This work is to present the problem of school dropout as one of the most serious consequences of the lack of an efficient educational policy in the country. ln the historical process, the school is almost never held responsible for this problem, always seen as one factor out of school. Many attempts have been made to answer the specific question of what makes the students leave their studies. Much of the empirical results in evidence that dropout and poverty are closely linked and child labor has greatly harmed this reality. Therefore, we seek in this work present a study of multiple causes that may determine the dropout rate, such as school unattractive, unprepared teachers, uninterested students, students with health problems, teen pregnancy, irresponsible parents, lack of interest in children, work with incompatibility of schedule for the studies, aggression among students, violence, drugs, bringing consequences such as marginalization, low self-esteem, age / grade distortion, repetition, unemployment, social inequality, among others. Thus, it will be shown the reality of a school of elementary and high school, located in Vila Zumbi, the city of Colombo Metropolitan Region of Curitiba / PR and what motivates these women to leave early studies, not only for survival but but the inability to reconcile their working and school. We conducted a literature in books, magazines and Internet. lt was concluded that truancy does not protect those who do not fit in the more common pointed out, meaning to say that no family and no school is exempt from such problem, for lack of a more inteiração between family and school, and school dropout a shortcoming the actions of political-administrative school unit searched.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/68585
    Collections
    • Gestão Escolar [99]

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