Avaliação da aprendizagem : compreensão e algumas aplicações
Resumo
Resumo: O presente artigo discute avaliação no contexto do processo ensino-aprendizagem, observando qual é o seu papel no desenvolvimento do trabalho escolar e quais as suas possibilidades de aplicação junto ao educador. A avaliação sempre é motivo de estudo para aprimoramento e para um maior envolvimento dos educadores, alunos e até mesmo das escolas, a fim de que o aluno seja valorizado dentro daquilo que ele apresenta de melhor, sem deixar de lado a reflexão e o questionamento do professor quanto a sua prática pedagógica. Para que avaliar, o que avaliar e como avaliar deve ser reflexões contínuas no cotidiano do educador, para que esse não perca o seu objetivo principal, o bom desempenho do aluno. Através de um estudo bibliográfico, tem esta pesquisa a função de levantar princípios, conceitos, critérios e técnicas que tem sido aplicada nas escolas, bem como buscar uma melhor maneira de aproveitar-se destes instrumentos. A maneira com que o professor visualiza a avaliação, também procurou estar presente neste trabalho na tentativa de perceber o reflexo da prática aplicada aos alunos. Através da pesquisa, foi que, cada vez mais as características dos alunos, suas dificuldades e capacidades devem ser consideradas frente a avaliação, promovendo um trabalho dirigido que venha realmente mostrar a realidade destes alunos.
Collections
- Gestão Escolar [99]