Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLazzaretti, Vera Cristina Ferript_BR
dc.contributor.otherSilva, Monica Ribeiro da, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolarpt_BR
dc.date.accessioned2021-01-28T15:36:34Z
dc.date.available2021-01-28T15:36:34Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68580
dc.descriptionOrientadora : Monica Ribeiro da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho objetivou discutir a gestão democrática escolar, seu vínculo indissociável, com as práticas pedagógicas e as ações contidas no projeto político pedagógico da instituição de ensino. Nesse contexto o diretor é um agente de suma importância, visto que uma liderança consciente o auxiliara na transformação da pratica administrativa, pedagógica e relacional no conte›‹to escolar, dessa forma, o trabalho busca discutir as principais questões relacionadas à atuação do diretor no âmbito escolar, enfocando a gestão democrática e participativa nas escolas, estando o diretor em consonância com as novas premissas das concepções educacionais e organizacionais para a construção de um ensino de qualidade. Um breve relato da reforma educacional histórica, na trajetória dos gestores nas escolas e a importância da eleição para a escolha de seus representantes. A contextualização ética traz como reflexões, condutas e propostas para que a escola realize um trabalho que possibilite o desenvolvimento moral e social sobre valores e normas que regem as condutas humanas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aimed to discuss the democratic management of schools, their inseparable bond with the pedagogical practices and actions contained in the political-pedagogical educational institution. ln this context the director is an agent of the utmost importance, since a conscious Ieadership to assist in the transformation of administrative practice, teaching and relationship in the school context, thus, the article discusses the main issues related to the role of director in the school, focusing on participatory and democratic management in schools, with the director in accordance with the new premises of educational concepts and organizational arrangements for the construction of a quality education. A brief account of the historic education reform, the trajectory of managers in schools and the importance of the election for the choice of their representatives. The context brings as ethical considerations, and conducts tenders for the school to perform a job that allows the development of moral and social values and norms governing human conduct. Keyword: Democratic management, school ethos and social function.pt_BR
dc.format.extent[16 f.].pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDiretores escolares - Eticapt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectReforma do ensinopt_BR
dc.titleO papel do diretor na gestão política pedagógicapt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples