Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLiebel, Jussara Aparecidapt_BR
dc.contributor.otherCaldas, Andréa, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolarpt_BR
dc.date.accessioned2021-01-21T18:46:41Z
dc.date.available2021-01-21T18:46:41Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68460
dc.descriptionOrientadora : Andréa Caldaspt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.description.abstractResumo: A necessidade de promover a articulação entre a escola e a comunidade a que serve e o entendimento de que a escola não é um Órgão isolado do contexto global de que faz parte, deve estar presente no processo de organização da escola, de modo que as ações a serem desenvolvidas estejam voltadas para as necessidades comunitárias. Em muitas regiões a escola é vista como uma das poucas entidades capazes de transformar e melhorar a comunidade. Sendo assim, esta passa a confiar na ação educativa e no professor e a ver a escola como um local onde possa se conscientizar e discutir seus problemas, buscar apoio e oportunidades. Este artigo buscou subsídios nas obras de autores como: Saviani, Nóvoa, Bencine, entre outros, a fim de compreender a importância da APMF para a promoção da participação efetiva de todos no ambiente escolar. A prática vivenciada teve como foco principal a análise da atuação da APMF na Escola Municipal Pirahy, refletindo sobre estratégias para que a atuação dessa Associação venha a se concretizar na prática escolar de forma contínua e eficiente.pt_BR
dc.format.extent28 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunidade e escolapt_BR
dc.subjectEducação - Participação dos paispt_BR
dc.titleA associação de pais, mestres e funcionários : trazendo a família para a escolapt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples