• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gestão Escolar
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gestão Escolar
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A importância da formação continuada para o desenvolvimento da prática docente na perspectiva histórico cultural

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    E - JANICE FORNAZZA GOMES.pdf (402.6Kb)
    Data
    2010
    Autor
    Gomes, Aparecida Reis
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: As enormes transformações sociais decorrentes da política econômica, diante das novas tecnologias colocam em pauta, novamente, a questão educacional. Nesse contexto de mudanças, a prática desenvolvida no âmbito escolar passa a ser questionada, acusada de não cumprir o papel dela esperado: como formar pessoas capazes de enfrentar novos desafios desencadeados por essas transformações. O questionamento sobre a qualidade de ensino dispensada aos alunos levanta críticas aos docentes, responsáveis pela mediação do conhecimento, e as instituições formadoras de professores, por não prepará-los para o desenvolvimento de uma prática eficaz. O presente trabalho é resultado das preocupações, reflexões e investigações sobre a capacitação docente. Espera-se que professores busquem espaços, dentro das instituições, para uma reflexão partilhada sobre a prática pedagógica e sobre os saberes necessários à prática educativa. Essa busca se constitui em um processo de Formação Continuada. A Formação Continuada de professores não deve restringir-se a cursos esporádicos, mas estabelecer uma dinâmica permanente, proposta pelo Projeto Político Pedagógico, construído com o envolvimento de todos os profissionais da educação. Este estudo repensa a organização de estudos para Formação Continuada de professores de forma a propiciar a articulação da prática pedagógica a concepção Histórica Cultural e objetivar a superação da fragmentação e desarticulação de conteúdos, metodologia e objetivos. O destaque a formação continuada pautada na ação-reflexão-ação é pertinente em todo este estudo.
     
    Abstract: The enormous social changes of economic policy in the face of new technologies put on the agenda again, the education issue. In this context of change, the practice developed in the school is to be questioned, accused of not fulfilling the role expected of it: as training students for new challenges triggered by these changes. The question about the quality of education afforded to students raises critical for teachers responsible for the mediation of knowledge, and teacher training institutions, not to prepare them for the development of an effective practice. This work is the result of the concems, reflections and research on teacher training. It is expected that teachers look for spaces within institutions, for a shared reflection on teaching practices and on the knowledge necessary for educational practice. This search constitutes a process of Continuing Education. The Formation of the teachers should not be restricted to sporadic courses, but to establish a permanent dynamic proposed by the Pedagogical Political Project, built with the involvement of all education professionals. This study rethinks the organization of training for Continuing Education of teachers in order to facilitate the articulation of the pedagogical design Cultural History and aim at overcoming the fragmentation and dislocation of content, methodology and objectives. The highlight of the guided training continued in action-reflectionaction is relevant throughout this study.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/68450
    Collections
    • Gestão Escolar [99]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV