• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gestão Escolar
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gestão Escolar
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Indisciplina escolar : é possível prevenir?

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    E - IVANIA MARIA GROSSELLI DA SILVA.pdf (165.3Kb)
    Data
    2010
    Autor
    Silva, Ivania Maria Grosselli da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este artigo traz uma reflexão sobre a questão da indisciplina escolar. Como afirma Aquino (1996) "Há muito os distúrbios disciplinares deixaram de ser um evento esporádico e particular no cotidiano das escolas brasileiras, para se tornarem, talvez um dos maiores obstáculos pedagógicos dos dias atuais." (p. 09). Nos últimos anos houve um aumento significativo de casos de indisciplina dentro das salas de aula da educação básica, tais como: barulho excessivo, a não- realização das tarefas propostas, a falta de obediência... sendo essa uma das questões mais discutidas no âmbito escolar e que constantemente gera muita polêmica. Inicialmente o presente artigo discute o universo conceitual do tema indisciplina escolar de acordo com autores renomados: Estrela (1992), e Rego (1996), Jesus (2000), Oliveira (2002) seguir, explora suas causas e características, buscando respostas para a pergunta: o que se considera e quais são as causas da indisciplina hoje? Este artigo analisa também a importância da estrutura familiar, fazendo para isso uma análise no "embrião" do problema, tentando verificar se é a partir daí que se conhecem os motivos que levam os indivíduos a se comportarem de forma indisciplinada. E por fim busca possíveis meios de prevenção, tais como: políticas internas, programas de formação para professores em serviço, organização de grupos de avaliação e planejamento para promover mudanças na escola, entre outras. Para aprofundar reflexões a cerca deste tema este artigo buscou embasamento teórico em livros de autores renomados como: Piaget (1973) Tiba (1996), Groppa (1996), buscando nas literaturas dados que contribuam para ajudar a prevenir a indisciplina, realizamos também pesquisa de campo através de observações dentro de uma escola da Rede Municipal de educação básica, no entanto penso que não tivemos tempo hábil para operacionalizar os conhecimentos adquiridos e socializá-los objetivando minimizar o problema.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/68419
    Collections
    • Gestão Escolar [99]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV