Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoser, Alvino, 1933-pt_BR
dc.contributor.authorVandresen, Vilmarpt_BR
dc.contributor.otherSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-05T23:19:03Z
dc.date.available2021-02-05T23:19:03Z
dc.date.issued1997pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68402
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alvino Moserpt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Prof. Dra. Maria Tereza Carneiro Soarespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 79-82pt_BR
dc.description.abstractResumo: O diálogo investigativo como metodologia de ensino da filosofia na Educação Superior, é o tema do presente trabalho de Dissertação. Meu objetivo é avaliar essa possibilidade, visando contribuir para a formulação de metodologias de ensino, que propiciem a expressão dos educandos, desenvolvendo neles, o senso de responsabilidade e de racionalidade, fundamentais no processo educacional. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e de pesquisa participante, realizada com um grupo de estudos, composto por alunos do Curso de Pedagogia. Ele contempla estudos sobre a importância da filosofia, sua natureza dialógica e interdisciplinar. O diálogo é tratado como um fenômeno humano que aproxima e integra as pessoas, e como princípio educativo, porque permite que os educandos aprendam com a colaboração dos colegas e incentiva-os a pensar por si mesmos e a desenvolver habilidades de investigação e reflexão. No diálogo investigativo, as discussões são organizadas a partir de um conjunto de regras convencionadas pelos educandos e desenvolvidas por meio de perguntas, cuidadosamente formuladas para que as discussões evoluam e alcancem níveis maiores de generalidade e coerência. As dificuldades que os alunos têm para articular o significado dos conteúdos das diversas disciplinas e áreas do conhecimento têm, entre outras causas, a falta de domínio de um núcleo básico de conceitos e definições e a falta de habilidades cognitivas como as de inferência, de estabelecer relações, de investigação, que são fundamentais para desenvolver o espírito científico e reflexivo. Os educadores poderão conseguir maior sucesso na sua atividade, se procurarem desenvolver nos educandos um conjunto de habilidades de investigação, que possam auxiliá-los na compreensão de objetos de estudo das diversas áreas do conhecimento humano. A escola e mais especificamente a sala de aula, pode ser um espaço fecundo, onde professor e alunos, mediados pelos conteúdos das diversas disciplinas, têm a oportunidade de vivenciar experiências significativas de aprendizagem se a metodologia permitir a expressão e cooperação, organizada e responsável de ambos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The investigative dialogue as a teaching methodology of Philosophy at the College level is the theme of the present dissertation work. Our objective is to evaluate this possibility, with the purpose of contributing to the formulation of the teaching methodologies, which provide for the expression of the learners, developing in them the sense of responsibility of rationality, which are fundamental in the educational process. The work was developed by means of bibliographical and participative, accomplished with a study group, made up by Pedagogy major students. It contemplates studies on the importance of Philosophy, in the dialogical and interdisciplinary nature. The dialog is treated as a human phenomenon which links and integrates the people, and as educational principle, because it allows the learners to study with the help of their classmates and encourages them to think on their own and to develop the atributies of investigation and reflection. In the investigative dialog, the discussions are organized from a set of rules determined, by the students and developed by means of questions, carefully formulated, so that the discussions may unfold and reach levels of higher generality and coherence. The difficulties the students have to articulate the meaning of the contents of the various disciplines include, among other thing, the lack of control of a basic nucleus of concepts and definitions and the lack of cognitive abilities such as that of inference, of establishing relationship, of investigation, which are fundamental in the development of the scientific and reflexive spirit. The educator will be to achieve greater success in their activity, if they seek to create in the learners a set of abilities of investigation that may aid them in the understading of objects os studies in the various areas of human knowledge. The school, and more specifically the classroom, may be a fruitful area, where both the teacher and the student, mediated by the contents of several disciplines, have the opportunity to have significant learning experiences if the methodology allows for the expression and organized, responsible cooperation of both.pt_BR
dc.format.extent82 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO diálogo investigativo como metodologia de ensino da filosofia na educação superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples