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dc.contributor.advisorKuenzer, Acácia Zeneidapt_BR
dc.contributor.otherDias, Gracialino da Silvapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorMüntsch, Sandra Mara Alessipt_BR
dc.date.accessioned2022-11-22T14:22:06Z
dc.date.available2022-11-22T14:22:06Z
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68390
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Acácia Z. Kuenzerpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Graciliano da S. Diaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 241-251pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho teve como objeto de pesquisa o ser humano no processo de educação para a saúde do trabalhador, desenvolvido através de programas realizados nas relações sociais e produtivas. Investiga o processo saúde-doença em sua dimensão social no exercício do trabalho, no interior de uma empresa, dentro daquilo que hoje se denomina reestruturação produtiva. O desenvolvimento deste estudo se deu em articulação com outro projeto denominado "Educação e Saúde de Trabalhadores em Setores Informatizados para a Qualidade", integrante da pesquisa em educação e trabalho realizada pelo Núcleo de Estudos sobre Reestruturação Produtiva e Educação do Trabalhador, do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Para a realização deste estudo adotou-se a metodologia da pesquisa qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso. Foi norteado pela teoria do materialismo histórico e dialético. O estudo identificou as dimensões pedagógicas nos programas de saúde e segurança do trabalho de uma determinada empresa, tomando como referência a implantação do Programa de Qualidade voltado para a obtenção da certificação da International Organization for Standardization - ISO 14.000 e da norma British Standard - BS 8.800. As transformações do trabalho com a flexibilização, a intensificação e a desqualificação para as tarefas, bem como, as exigências de qualidade e a introdução de novas tecnologias e somando com o desemprego estrutural intensificou o desgaste físico e especialmente o mental. A investigação pôde demonstrar que a dominação do capital se exerce na exploração do trabalhador por meio da pedagogia do disciplinamento e do controle deste mesmo trabalhador ao nível de sua própria consciência. Ao mesmo tempo, o estudo mostra como o trabalho é possibilidade de realização do ser omnilateral, isto é, do ser humano integral.pt_BR
dc.format.extent251 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectProgramas de assistencia ao trabalhadorpt_BR
dc.subjectSegurança do trabalhopt_BR
dc.subjectMedicina do trabalhopt_BR
dc.subjectSaúde e trabalhopt_BR
dc.subjectTrabalhadorespt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleOs programas de saúde do trabalhador : pedagogia da saúde ou pedagogia do capital?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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