dc.contributor.advisor | Kuenzer, Acácia Zeneida | pt_BR |
dc.contributor.other | Dias, Gracialino da Silva | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.creator | Müntsch, Sandra Mara Alessi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-22T14:22:06Z | |
dc.date.available | 2022-11-22T14:22:06Z | |
dc.date.issued | 2000 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/68390 | |
dc.description | Orientadora: Prof.ª Acácia Z. Kuenzer | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Prof. Graciliano da S. Dias | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 241-251 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho teve como objeto de pesquisa o ser humano no processo de educação para a saúde do trabalhador, desenvolvido através de programas realizados nas relações sociais e produtivas. Investiga o processo saúde-doença em sua dimensão social no exercício do trabalho, no interior de uma empresa, dentro daquilo que hoje se denomina reestruturação produtiva. O desenvolvimento deste estudo se deu em articulação com outro projeto denominado "Educação e Saúde de Trabalhadores em Setores Informatizados para a Qualidade", integrante da pesquisa em educação e trabalho realizada pelo Núcleo de Estudos sobre Reestruturação Produtiva e Educação do Trabalhador, do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Para a realização deste estudo adotou-se a metodologia da pesquisa qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso. Foi norteado pela teoria do materialismo histórico e dialético. O estudo identificou as dimensões pedagógicas nos programas de saúde e segurança do trabalho de uma determinada empresa, tomando como referência a implantação do Programa de Qualidade voltado para a obtenção da certificação da International Organization for Standardization - ISO 14.000 e da norma British Standard - BS 8.800. As transformações do trabalho com a flexibilização, a intensificação e a desqualificação para as tarefas, bem como, as exigências de qualidade e a introdução de novas tecnologias e somando com o desemprego estrutural intensificou o desgaste físico e especialmente o mental. A investigação pôde demonstrar que a dominação do capital se exerce na exploração do trabalhador por meio da pedagogia do disciplinamento e do controle deste mesmo trabalhador ao nível de sua própria consciência. Ao mesmo tempo, o estudo mostra como o trabalho é possibilidade de realização do ser omnilateral, isto é, do ser humano integral. | pt_BR |
dc.format.extent | 251 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Programas de assistencia ao trabalhador | pt_BR |
dc.subject | Segurança do trabalho | pt_BR |
dc.subject | Medicina do trabalho | pt_BR |
dc.subject | Saúde e trabalho | pt_BR |
dc.subject | Trabalhadores | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Os programas de saúde do trabalhador : pedagogia da saúde ou pedagogia do capital? | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |