dc.contributor.advisor | Souza, Ângelo Ricardo de, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.creator | Santos, Elizabete Aparecida da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-16T19:57:00Z | |
dc.date.available | 2024-04-16T19:57:00Z | |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/68371 | |
dc.description | Orientador : Angelo Ricardo de Souza | pt_BR |
dc.description | Resumo: Este artigo visa apresentar aos gestores, equipe pedagógica e professores algumas informações sobre a identificação do aluno com altas habilidades/superdotação do Ensino Fundamental. Os alunos que apresentam o potencial-acima da média estão presentes nas salas de aulas do regular, muitas vezes se destacando nas salas com excelentes notas, já outros se destacam nas dificuldades e nas recusas de realizar as atividades propostas, por não ser interessante. Vivemos em um momento histórico da inclusão dos alunos da Educação Especial, em que o Ministério da Educação desenvolve através da Secretaria de Educação Especial de cada Estado da Federação uma política de integração das pessoas com necessidades especiais no sistema de ensino. Esses direitos estão garantidos na Constituição Federal de l988, assim como os demais documentos que serão apresentados no teor da produção deste artigo. A escola geralmente se preocupa com o aluno de baixo rendimento escolar e se esquece de investir no aluno com potencial acima da média. Porém, para que isto aconteça se faz necessária formação para que todos os profissionais da educação do Ensino Fundamental se conscientizem da importância de diagnosticar quais são esses alunos para, assim, propiciar uma educação de qualidade, respeitar as diferenças individuais com o objetivo de desenvolver talentos, competências e habilidades diversas. No Paranã, o atendimento para os alunos com altas habilidades/superdotação é realizado em salas de recurso, em contraturno. O Brasil é um país em desenvolvimento, os alunos com potencial acima da média são o futuro necessário para desenvolver grandes projetos tecnológicos em benefício da população. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.format.extent | [19 f.] : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Superdotados | pt_BR |
dc.subject | Crianças superdotadas - Aspectos da saúde | pt_BR |
dc.subject | Crianças superdotadas - Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.title | A importância da identificação do aluno com altas habilidades no processo de ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização | pt_BR |