• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gestão Escolar
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gestão Escolar
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Jogos e brincadeiras na educação infantil

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    E - ANGELA MARIA TELLES DOS REIS.pdf (108.4Kb)
    Data
    2010
    Autor
    Reis, Ângela Maria Teles dos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O projeto desenvolvido "Jogos e Brincadeiras na educação Infantil", no Centro de Educação Infantil Simoni, teve por finalidade demonstrar que o brinquedo é um ponto de partida para o desenvolvimento do pensamento da criança, e que também proporciona o aprender através do brincar e do fazer. A execução do projeto procurou indicar os caminhos a serem planejados pelos professores da escola, levando os alunos às descobertas e à aprendizagem através do lúdico. Esses caminhos podiam estar bem próximos àqueles que eles já conheciam, bastando apenas existir intervenção do professor e condução no processo de aprendizagem. Além desses aspectos, o projeto teve por finalidade investigar como cada criança brinca e as relações e esquemas cognitivos criados por ela nesse processo. Durante a execução do projeto pode-se observar um clima distinto nas salas de aula, mais harmonioso e prazeroso. Após a aplicação das atividades, foi verificado maior rendimento das crianças participantes. Esses se interessaram mais pelas tarefas e jogos propostos, executando-as com mais interesse e zelo. Os educadores envolvidos no projeto puderam trabalhar seu planejamento em cima da proposta do tema sem dificuldades, tornando as aulas mais dinâmicas. Exercitando a criatividade, responsabilidade, concentração, coordenação motora, retenção visual e auditiva, memória das crianças, e noções básicas de cidadania e respeito ao meio ambiente, as brincadeiras foram executadas com espontaneidade e os brinquedos foram confeccionados pelas crianças, com materiais recicláveis, contando com auxílio de cada professor. Com esse trabalho pode-se verificar o quanto é importante a brincadeira dentro da Educação Infantil, pois é através do brincar que se verificam as manifestações das crianças, expressando tudo o que as rodeia pelo jogo lúdico e simbólico.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/68324
    Collections
    • Gestão Escolar [99]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV