Currículo e caos : uma abordagem introdutória
Resumo
Resumo: Esta dissertação descreve o caminho que percorri para abordar o currículo utilizando como metáfora a teoria do caos. Consoante esta intenção, não parto de uma metodologia predeterminada e sim, procuro seguir o fluxo das questões que se apresentam durante o percurso. Enfatizo de forma metafórica, a visão do currículo tradicional como um sistema fechado e a visão do currículo baseado na teoria do caos, como um sistema aberto. Utilizo para isto a descrição das diferentes características dos sistemas dinâmicos dissipativos não lineares como base para uma nova forma de abordagem do ensino em geral e do currículo em particular. Além disso, faço um esboço das características de um currículo baseado na teoria do caos e a sua aplicação como sistema aberto. Abstract: This dissertation describes the route I followed to approach the curriculum utilizing Chaos theory as a metaphor. As such, I do not start from a predetermined methodology, but instead, I try to follow the flow of the questions that appeared during the process. I emphasize in a metaphoric way, the traditional view of the curriculum as a closed system, and the view of the curriculum based in Chaos theory as an open system. For this purpose, I used the description of different characteristics of the dynamic dissipative non-linear system as a foundation for a new form of educational approach in general, and for the curriculum in particular. Furthermore I sketch the characteristics of the curriculum in terms of Chaos theory, and as an open system.
Collections
- Dissertações [958]