• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Caminho do letramento : a escrita de texto narrativo no início do ensino fundamental

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    D - LUCIANE LIPPMANN.pdf (3.591Mb)
    Data
    2000
    Autor
    Lippmann, Luciane
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A partir de uma reflexão sobre o conceito de letramento este estudo enfoca um dos fatores envolvidos no desenvolvimento do letramento: a relação entre ler e escrever textos narrativos. Os sujeitos da pesquisa foram 36 alunos que frequentavam uma escola de ensino fundamental no município de Araucária, PR. O estudo verificou se a leitura afeta a aquisição de características específicas da linguagem escrita. Um desenho experimental foi criado para comparar o desempenho de um grupo de controle com outros dois grupos experimentais que foram submetidos a uma pequena intervenção. (Uma sessão só). Para um dos grupos experimentais foi pedido que prestassem atenção quando escutavam uma versão oralizada de "Chapeuzinho Vermelho", lida pelo experimentador, que tinha sido gravada em fita, enquanto olhavam as figuras do livro mostradas pelo experimentador. Ao outro grupo experimental (o grupo da leitura) era pedido que prestassem atenção ao texto que era mostrado no livro enquanto ele era lido e apontado pelo experimentador. Os resultados mostraram uma tendência leve, de ambos os grupos, o da Gravação e da Leitura, para o enriquecimento do vocabulário e aumento na frequência de registro da moral da história. Só foi observado um aumento no uso da pontuação no grupo que foi exposto à Leitura feita pelo experimentador. Então, é provável que ouvir alguém ler um texto favoreça a incorporação do vocabulário e de algumas características específicas do gênero de texto nas produções escritas das crianças. Além disto, visualizar o texto quando é lido pode proporcionar a reprodução de marcas gráficas e ortográficas na escrita.
     
    Abstract: Starting from a reflection about the concept of literacy, this study focuses on one of the factors involved in literacy development: the relationship between reading and writing narrative texts. The subjects were 36 second-graders, attending a municipal primary school in the Great Curitiba, PR, Brazil. The study aimed to verify whether reading affects the acquisition of specific features of written language. An experimental design was devised to compare the performance of a control and two experimental groups, which were submitted to a short intervention (one session only). One of the experimental groups (the Listening Group) was asked to pay attention when listening to a tape (where an oralised version of "Little Red Hood", read by the experimenter, had been recorded), while looking at the pictures on the book displayed by the experimenter. The other experimental group (the Reading Group) was asked to pay attention to the text on the storybook, while it was read and finger-pointed by the experimenter. The results showed a slight tendency, of both the Listening and the Reading groups, towards the enhancement of the vocabulary and the increase on the number of characters introduced to the reader, as well as on the frequency of registering the story morals. An increase on the use of punctuation was observed only in the group that watched the printed text as it was finger-pointed by the experimenter (Reading Group). Therefore, the small changes observed in this study were likely to be due to intervention. Thus, listening to someone reading a text is likely to foster the incorporation of the vocabulary and of some specific features of the text gender into children's written productions; in addition to this, visualizing the text as it is read is likely to foster the use of graphic and orthographic marks as well.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/68306
    Collections
    • Dissertações [1000]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV