dc.contributor.advisor | Krause, Décio, 1953- | pt_BR |
dc.contributor.other | Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.creator | Negrelli, Leônia Gabardo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-13T13:41:03Z | |
dc.date.available | 2025-02-13T13:41:03Z | |
dc.date.issued | 2000 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/68304 | |
dc.description | Orientador: Dr. Décio Krause | pt_BR |
dc.description | Coorientadora: Dra. Maria Tereza Carneiro Soares | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 103-109 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este estudo teve como objetivos investigar a relevância que procedimentos dedutivos e indutivos podem ter para a formação do professor de matemática e identificar como tais procedimentos têm sido considerados em disciplinas de um curso de licenciatura em matemática. Trata-se de um estudo teórico, seguido de uma pesquisa documental para a qual foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo. Os documentos analisados foram programas e planos de ensino de disciplinas ofertadas pelos Departamentos de Física, Matemática e Desenho ao curso de Matemática da Universidade Federal do Paraná. Com essa pesquisa constatou-se que, em algumas disciplinas, os referidos procedimentos são considerados como conteúdos de ensino e, em outras, podem ser detectados dentre os objetivos de ensino ou competências que se espera que o aluno adquira. Após um estudo sobre a natureza e o papel dos referidos procedimentos e sobre aspectos do desenvolvimento cognitivo humano, considerou-se que o conhecimento de procedimentos dedutivos e indutivos, de sua distinção e importância para o desenvolvimento das ciências, pode desempenhar um papel relevante na formação do professor, ajudando-o a entender o processo de formação do conhecimento matemático e das ciências empíricas e ajudando-o a perceber etapas de raciocínio pelas quais pode passar o aluno até ser capaz de compreender e elaborar demonstrações. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This study is aimed to investigate how the relevance that deductive and inductive procedures can have on the math teacher's formation and identify how these procedures has been considered in Mathematics Course's disciplines. This is a theoretical study based on documental research, which it was used the analysis of subject methodology. The documents analyzed were programs and plans teaching of the disciplines offered by Physic, Mathematics and Drawing Departments to the Mathematical Course's from Universidade Federal do Paraná. With this search, it's able to notice that, in some disciplines it was detected that the deductive and inductive procedures are considered as teaching contents and in other disciplines they can figure as teaching objectives. After one study about the nature and the function of these procedures and about the developments human cognitive, it was considered that a good knowledge of the deductive and inductive procedures, of its distinction and importance to the science development, can execute an important function on the teacher formation, helping him to understand the process of the mathematical knowledge formation and the empirical sciences, besides to perceive reasoning steps that the learner is able to pass. | pt_BR |
dc.format.extent | [109] f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Professores de matematica - Formação | pt_BR |
dc.subject | Astronomia elementar | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A consideração de procedimentos dedutivos e indutivos na formação de professores de matemática | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |