Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrause, Décio, 1953-pt_BR
dc.contributor.otherSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorNegrelli, Leônia Gabardopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-13T13:41:03Z
dc.date.available2025-02-13T13:41:03Z
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68304
dc.descriptionOrientador: Dr. Décio Krausept_BR
dc.descriptionCoorientadora: Dra. Maria Tereza Carneiro Soarespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 103-109pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo teve como objetivos investigar a relevância que procedimentos dedutivos e indutivos podem ter para a formação do professor de matemática e identificar como tais procedimentos têm sido considerados em disciplinas de um curso de licenciatura em matemática. Trata-se de um estudo teórico, seguido de uma pesquisa documental para a qual foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo. Os documentos analisados foram programas e planos de ensino de disciplinas ofertadas pelos Departamentos de Física, Matemática e Desenho ao curso de Matemática da Universidade Federal do Paraná. Com essa pesquisa constatou-se que, em algumas disciplinas, os referidos procedimentos são considerados como conteúdos de ensino e, em outras, podem ser detectados dentre os objetivos de ensino ou competências que se espera que o aluno adquira. Após um estudo sobre a natureza e o papel dos referidos procedimentos e sobre aspectos do desenvolvimento cognitivo humano, considerou-se que o conhecimento de procedimentos dedutivos e indutivos, de sua distinção e importância para o desenvolvimento das ciências, pode desempenhar um papel relevante na formação do professor, ajudando-o a entender o processo de formação do conhecimento matemático e das ciências empíricas e ajudando-o a perceber etapas de raciocínio pelas quais pode passar o aluno até ser capaz de compreender e elaborar demonstrações.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study is aimed to investigate how the relevance that deductive and inductive procedures can have on the math teacher's formation and identify how these procedures has been considered in Mathematics Course's disciplines. This is a theoretical study based on documental research, which it was used the analysis of subject methodology. The documents analyzed were programs and plans teaching of the disciplines offered by Physic, Mathematics and Drawing Departments to the Mathematical Course's from Universidade Federal do Paraná. With this search, it's able to notice that, in some disciplines it was detected that the deductive and inductive procedures are considered as teaching contents and in other disciplines they can figure as teaching objectives. After one study about the nature and the function of these procedures and about the developments human cognitive, it was considered that a good knowledge of the deductive and inductive procedures, of its distinction and importance to the science development, can execute an important function on the teacher formation, helping him to understand the process of the mathematical knowledge formation and the empirical sciences, besides to perceive reasoning steps that the learner is able to pass.pt_BR
dc.format.extent[109] f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectProfessores de matematica - Formaçãopt_BR
dc.subjectAstronomia elementarpt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA consideração de procedimentos dedutivos e indutivos na formação de professores de matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples