Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Maria Cecilia Marins de, 1943-pt_BR
dc.contributor.authorPrestes, Irene Carmen Piconept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-24T18:04:22Z
dc.date.available2022-10-24T18:04:22Z
dc.date.issued1998pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68275
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria Cecília Marins de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 88-91pt_BR
dc.description.abstractResumo: Nesta investigação de caráter teórico, busco compreender o ato interpretativo e o conhecimento em situação escolar e tomo como referência metodológica a investigação dialógica gadameriana em que texto e intérprete constituem horizontes de compreensão que se fundem Recorro à leitura de textos que clarificam o foco central do meu estudo e que revelam as concepções teóricas e as contribuições do campo da hermenêutica de Gadamer e de Ricoeur e da psicanálise lacaniana, no que estas teorias trazem de fundamentos à interpretação no processo do conhecimento pela mediação da linguagem Uma das conclusões resultantes deste estudo destaca que nas teorias hermenêutica e psicanalítica o ato interpretativo que o sujeito do inconsciente/da consciência realiza ocupa um lugar privilegiado no processo do conhecimento Finalmente concluo que separar sujeito do conhecimento do sujeito psíquico só é possível teoricamente, uma vez que na prática das relações educacionais o sujeito que se constrói psiquicamente que significa é o mesmo sujeito que conhece e que aprende.pt_BR
dc.description.abstractRésumé: Dans cette recherche, à valeur théorique, je cherche à comprendre l'act interprétatif et la connaissance dans une situation scolaire et je prends comme référence méthodologique l'investigation dialogique "gadameriana" dans laquelle le texte et l'interprète constituent des horizons de compréhension qui se fondent Je fais appel à la lecture de textes qui clarifient le point central de mon étude et qui révèlent les conceptions théoriques et les contributions de l'herméneutique de Gadamer et de Ricoeur et de la psychanalyse de Lacan, dans ce que ces théories apportent des fondements à l'interprétation dans le processus de la connaissance par la médiation du langage L'une des conclusions résultantes de cette étude montre que, dans les théories herméneutique et psychanalytique, l'act interprétatif que le sujet de l 'inconscient/de la conscience accomplit, ocuppe une place priviligiée dans le processus de la connaissance Finalement, je conclut qu'il n 'est possible que théoriquement, séparer le sujet de la connaissance psychique, une fois que dans la pratique des relations éducationnelles le sujet qu'on construit psychologiquement que signifie est le même sujet qu'on connaît et qu'on apprend.pt_BR
dc.format.extent91 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTeoria da autoconscienciapt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.subjectHermenêuticapt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleSobre a interpretação e o conhecimento : um estudo hermenêutico: as contribuições da hermenêutica e da psicanálise aos fundamentos do ato interpretativo na relação professor/aluno/conhecimento pela mediação da linguagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples