dc.contributor.advisor | Vitiello, Nelson | pt_BR |
dc.contributor.author | Correia, Gilka Borges | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-24T17:25:15Z | |
dc.date.available | 2022-10-24T17:25:15Z | |
dc.date.issued | 1999 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/68268 | |
dc.description | Orientador: Professor Doutor Nelson Vitiello | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 111-116 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Relata o curso de histórias de vida de seis educadores sexuais atuantes e segue o fio condutor da sua formação profissional nas últimas quatro décadas. Realiza uma intersecção entre educação e sexualidade evidenciando a deficiência da formação acadêmica nos cursos de medicina, psicologia e educação. Sustenta o pressuposto da escola inglesa de psicanálise de que a escolha da profissão é resultante de uma resposta do "eu" a um objeto interno danificado que necessita ser reparado. Analisa a psicologia dos ciclos da carreira profissional dentro da perspectiva clássica de Donald Super. Na linha metodológica da fenomenologia hermenêutica interpreta a enunciação dos discursos resultantes de entrevistas realizadas no período de 1997 a 1998 na cidade de Curitiba, Paraná, Brasil. Estabelece categorias e articula a dinâmica do "eu pessoal" e do "eu profissional" na relação com os "outros". Revela continuidades, descontinuidades e transformações na trajetória da carreira profissional decorrentes de características de personalidade de desafio e enfrentamento a situações novas. Registra que os educadores sexuais possuem formação acadêmica diversificada e recorreram a vários cursos complementares para dar conta de questões postas na prática e inovar profissionalmente. Na relação de ajuda que se estabelece com o educando consideram mais importante a dimensão afetiva do que o conhecimento, a qualidade do vínculo do que a atuação técnica. Desvela o momento em que face aos conflitos entre o "eu pessoal" e o "eu profissional", três entre os seis sujeitos, "se põem em questão" e buscam análise pessoal. Conclui que os educadores sexuais sofreram influências da ideologia repressiva do contexto social e político do Brasil dos anos sessenta e setenta. Apresenta proposições e critérios que podem vir a subsidiar cursos de formação de educadores sexuais. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This study relates the development of the lives of six sex guidance counsellors and exposes the connecting thread of their professional training during the last four decades. It provides an intersection between education and sexuality and exposes shortcomings in academic training given in medicine, psychology and education courses. It supports the presupposition of the English school of psychoanalysis that the choice of one's profession is a result of the response of the "ego" to a damaged internal object which needs to be repaired. It analyses the psychology of the cycles of the professional careers of the sex guidance counsellors from the classic Donald Super perspective. Following the methodological line established by hermeneutic phenomenology it interprets answers enunciated as a result of interviews carried out between 1997 and 1998 in the city of Curitiba, Paraná, Brazil. It establishes categories and explores the dynamics of the "personal ego" and the "professional ego" in relation to "other people". It reveals continuities, discontinuities and transformations experienced in their professional lives resulting from personality characteristics of challenging and facing up to new situations. It demonstrates that the academic formation of the sex guidance counsellors was varied and that they took several additional courses in order to find answers to issues arising in practice as well as to innovate professionally. In the relationship of help which is formed with the person being counselled they consider the affective dimension to be more important than knowledge and that the quality of the bond formed is more important than their technical performance. It reveals the moment in which, when confronted by conflicts between the "personal ego" and the "professional ego", three out of six subjects observed "enter in doubt" and seek personal analysis. The study concludes that the sex guidance counsellors have been subject to the repressive ideology of the Brazilian social and political context of the 60s and 70s. It presents proposals and criteria which could be used to provide further fundaments for sex guidance counsellor training courses. | pt_BR |
dc.format.extent | 116 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Educadores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes - Profissão | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Sexualidade e hermenêutica existencial em história de vida de educadores sexuais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |