Ensinar e controlar : poder e saber na avaliação de rendimento escolar (Estado do Paraná)
Resumo
Resumo: O seguinte trabalho discute a relação saber/poder e práticas disciplinares de controle e vigilância, na ótica de Michel Foucault. A obra 'Vigiar e Punir' (1975), dentre outras, desse filósofo francês que revolucionou o pensamento filosófico contemporâneo, dá suporte teórico a esse estudo. Os mecanismos disciplinares são analisados no âmbito escolar, em geral, e, mais especificamente, no interior da avaliação educacional, pois se pretende investigar o Programa de Avaliação do Sistema Educacional do Estado do Paraná. Nesse sentido, são feitas análises de documentos desse Programa de Avaliação (manuais e relatórios), evidenciando a presença do controle e da vigilância. Para esse estudo é importante o entendimento do discurso do ponto de vista da representação, confrontado com a análise do discurso como prática. Para tanto, recorre-se à obra de Foucault 'As Palavras e as Coisas' (1966), onde o autor analisa a trajetória do saber, mostrando sua configuração como ciência. Outra obra de Foucault que dá suporte a essa dissertação é 'A Arqueologia do Saber' (1969), que trata da mudança do discurso como representação de ideias para o discurso como prática, decisiva para o entendimento dos mecanismos disciplinares presentes nas práticas que estão expressas nos discursos a respeito da avaliação. Aborda-se também, nesse trabalho, a questão de como esses discursos estão presentes na história da educação de forma diferenciada, conforme a epistéme predominante. Nesse sentido, foi importante o olhar de vários autores, estudiosos da questão da relação de poder na avaliação. Está presente ainda nessa dissertação, o estudo a respeito da padronização curricular, diretamente relacionada com a avaliação. Toda essa discussão se revela presente nas investigações dos documentos do 'Programa de Avaliação do Sistema Educacional do Estado do Paraná'.
Collections
- Dissertações [936]