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dc.contributor.advisorMiguel, Maria Elisabeth Blanckpt_BR
dc.contributor.authorMarcos, Denise Stringaript_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-25T18:46:54Z
dc.date.available2022-08-25T18:46:54Z
dc.date.issued1995pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68237
dc.descriptionOrientadora: Dra. Maria Elisabeth Blanck Miguelpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 314-323pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta investigação constitui um estudo do tipo exploratório, de caráter qualitativo e tem por objetivo subsidiar futuros planejamentos de programas de educação em saúde do escolar, partindo da análise do tema gerador que é a compreensão dos professores das séries iniciais (1ª a 4ª) das escolas da Rede Municipal de Ensino de Itajaí, acerca do seu trabalho em sala de aula com educação em saúde. Aplicou-se um instrumento elaborado a partir da consulta a documentos oficiais e de pesquisas que tratam do assunto, bem como de nossa experiência profissional como enfermeira e professora do curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. O instrumento usado procurou analisar, qualitativamente, aspectos que permeiam a problemática da educação em saúde do escolar, partindo do conhecimento dos professores sobre educação em saúde do escolar; da compreensão dos mesmos sobre a educação em saúde na escola; da enumeração dos aspectos que, na opinião dos professores, têm contribuído ou dificultado o trabalho em sala de aula com os temas de saúde; da análise das opiniões dos professores em relação ao seu papel como educadores na área de saúde; da investigação quanto à contribuição da formação pedagógica deste para o trabalho de educação em saúde em sala de aula; e, por último, da análise da opinião dos professores sobre os programas de educação em saúde desenvolvidos na escola. A população-alvo compreende professores que atuam com alunos de séries iniciais (1ª a 4ª) das escolas municipais de Itajaí, em número de 79, respondentes que compreendem 33,76% da população total de professores. Na revisão de literatura, abordam-se algumas reflexões sobre a educação em saúde do escolar a partir de estudos sobre o histórico da educação em saúde em escolas no Brasil; sobre a formação do professor e a educação em saúde; sobre o espaço da educação em saúde na escola, e sobre o papel do professor na educação em saúde. Os resultados obtidos na análise e discussão dos dados mostraram que os conceitos sobre educação em saúde do escolar ainda são restritos aos aspectos biológicos e pautadas no discurso dos higienistas, sendo vista mais como direito individual do que coletivo, sem interação com a realidade dos alunos. Em relação à compreensão dos professores sobre educação em saúde do escolar, observa-se que esta tem sido confundida com técnicas instrumentais e baseadas em concepções equivocadas sobre educação em saúde, mostrando a dependência dos professores em relação a outros profissionais, onde os projetos e currículos normativos em relação à saúde do escolar têm servido para exacerbar os problemas dos professores ao tratarem esta temática em sala de aula. Na análise dos aspectos que têm contribuído ou dificultado o trabalho dos professores em sala de aula com educação em saúde do escolar, percebe-se que o equívoco se estabelece em relação ao papel do professor e ao papel do agente de saúde, quando as famílias e alunos são encarados como objeto das práticas de saúde, sem uma análise do complexo de multicasualidade que permeia a ação pedagógica dos professores. Além disso, a compartimentalização dos currículos, a centralização das decisões não só dos profissionais como também dos programas, aliados ao desconhecimento dos professores sobre a educação em saúde do escolar são fatores que têm dificultado o trabalho. Em relação à contribuição da formação pedagógica dos professores para o trabalho de educação em saúde em sala de aula, percebe-se que esta pouco auxiliou para que os professores pudessem trabalhar com tais questões. Na investigação da visão dos professores sobre os programas e projetos de educação em saúde desenvolvidos na escola, percebe-se que a maioria conhece o projeto do "agente de saúde", mas, em relação à ação junto aos alunos, ainda é pautada em concepções distorcidas sobre o trabalho de educação em saúde do escolar. A merenda escolar foi identificada como projeto na área de saúde por uma minoria da população. Em relação aos programas de atualização e aperfeiçoamento sobre as questões de saúde do escolar, percebe-se que a maioria da população não participa desses cursos. Com base na análise dos dados e nas conclusões pertinentes foram elaboradas algumas recomendações que, esperamos, possam subsidiar o planejamento de cursos de aperfeiçoamento e atualização, bem como os currículos de formação de professores afim de que estes não enfoquem apenas o ensino enquanto conhecimento desvinculado da vida dos alunos, mas a interferência deste na produção de qualidade de vida, que assegure a possibilidade ao educando do pleno direito à cidadania.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This investigation establishes an exploratory study, in a qualitative character. The objective is giving a subsidy to health school education future plans, analysing the main topic which is the comprehension of the elementary school teacher in "Rede Municipal de Ensino de Itajai", about their health education task in the classroom. We have been using an elaborated instrument, seeking information of official documents and researches about this subject in addition to our professional experiment as a nurse and a pedagogy teacher in UNIVALI. The instrument achieved has tried to analyse, determining quality, topics that involve the hassles of school health education, considering the teachers knowledge school health education, and about their comprehension of school education, about specified topics that, in their opinion, have been contributing or changing into difficult the work in the classroom with health subjects; about the analysis of teachers opinion as being health educators; about the investigation according to the benefits of pedagogy to health education teaching in class, at last the teachers opinion analysis about health programs forward the school. Related to our population we have 79 teachers for elementary classes (first to fourth grades), corresponding to 33,76% of the whole teachers population. Having reviewed some literature we have approached some reflections about school health education, considering studies about health education in Brazilian school; about the graduation of the teachers and the health education; about the place health education has dad at school, and the teachers role concerning health education. The achieved goals in the topics analysed and discussed have showed us that the concepts about health education concerning students have been limited to biological topics and methodized in the hygienists speech, being considered more an individual right than a common one, without interaction according to the students reality. Related to the teachers comprehension about students health education, we have seen it has been confused to instrumental techniques and based to wrong concepts about health education, presenting the teachers subjections to other professional, were the projects and normative curriculum related to students health have been used to increase the teachers hassles in dealing with this thematic class. Analysing the aspects that have contributed or difficultated the teacher health education task in the classroom, we have realized that the mistake establishes itself according to the role of the teachers and the hole of the health agent, when families and students have been a focus of health practice, without a research about the multicasuality complex that involves the pedagogical action of the teachers. Besides, the segmentation of curriculum, the centered decisions not only from professionals, but the programs, added to the teachers unknowledge about health education for students are a fact that turns the work difficult. Related to the contribution of the pedagogical graduation of the teachers to the health education task in the classroom, we have realized that it have helped just a little so that the teachers could work in these projects. Researching about the vision of the teachers about health education programs and projects developed at school, we have realized that the most of them know the "health agent's" project, but according to the task including students, it's still methodized in wrong concepts concerning health education task of students. The scholar meals have been identified as a project in a health area by the minority of the population. According to improvement and up to date programs about health points of students, we have realized that the most of the population don't report in these course. Based in the data analysis and conclusions we have elaborated some recommendations which we hope will be able to subside the planning up to date improvement courses, even though the teachers graduation curriculum, so that they don't come to focus only teaching while separated knowledge of students life but its interference on production of quality that guarantee the possibility of whole life rights to students citizenship.pt_BR
dc.format.extent326 f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducação - Itajaí (SC)pt_BR
dc.subjectProgramas de saúde (Segundo grau)pt_BR
dc.subjectEducação - Saudept_BR
dc.subjectEnsino de primeiro grau - Itajaí (SC)pt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCompreensão dos professores das séries iniciais (1ª a 4ª) das escolas da rede municipal de ensino de Itajaí, acerca de seu trabalho em sala de aula com educação em saúdept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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