Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPavão, Zelia Milleo, 1928-2021pt_BR
dc.contributor.authorNonato, Antonia Ferreirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-17T15:26:21Z
dc.date.available2022-08-17T15:26:21Z
dc.date.issued1980pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68189
dc.descriptionOrientadora: Zelia Milléo Pavãopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor der Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 109-112pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste trabalho foi a investigação das relações existentes entre o estudante de segundo grau e o respectivo ensino profissionalizante realizado através da avaliação das atitudes. A abordagem desenvolvida consistiu em caracterizar: a) a natureza das relações estabelecidas entre a juventude (adolescência) e a sociedade, a partir da concepção daquela, desenvolvida nas diferentes culturas denominadas estáticas ou dinâmicas, de acordo com o grau de participação que lhe e atribuído. Um princípio básico deveria ser colocado como norma destas relações - o de reciprocidade entre Juventude e sociedade. b) as relações estabelecidas entre o sistema educacional brasileiro, em especial, o escolar e o processo de desenvolvimento econômico, tal como acontece numa sociedade estratificada como a nossa, e que se reflete na estrutura ocupacional desenvolvida. Nesta conjuntura de fatores, o ensino profissionalizante encontra explicação a sua natureza e organização, tal como se observa da fisionomia da proposta, do quadro institucional em que se apoia e do stratus legal que orienta a sua implantação. Em constante contato com o social o adolescente internalizou ao longo de sua pequena existência, crenças, valores, preconceitos, etc. referentes às expectativas que a sociedade alimentava com respeito à educação que lhe destinava, entre outros. Essas influências e determinismos, constituindo parte de seu ambiente acabaram adquirindo para ele caráter de condições objetivas. Essas condições objetivas, que compartilha com o grupo de origem ou de experiência e que passa a sentir como próprias, denunciam nele a presença de uma organização intrapsíquica. Esta organização intrapsíquica lhe permite configurar o mundo, percebendo-o e representando-o à sua maneira. O sistema de constructos estão tal como vem nominado pela teoria de complexidade cognitiva, e que constitui a base da elaboração das atitudes. Do grau de desenvolvimento dessa organização intrapsíquica, bem como do grau de relação que estabelece com a complexidade da informação e que vai decorrer a facilidade ou não de a pessoa conseguir processar as influências novas, ambíguas ou contraditórias. Se houver compreensão, a crença se modificara, graças à informação recebida, e as influências assimiladas. A atitude se mostrara favorável ou não à modificação introduzida. Caso contrário, a consistência e quebrada, e a dissonância se estabelece. A proposta profissionalizante exigia modificações profundas nas crenças dos estudantes. Conseguiu estabelecer a dissonância. A busca do equilíbrio se faz com a valorização do vestibular. Na sua atitude surgem as contradições que refletem a estrutura do social. O ensino profissionalizante desperta pouco interesse entre a classe ainda voltada a educação como meio de ascensão social. O ensino profissionalizante continua sendo considerado uma chance para os que não tem condições de cursar a faculdade. Seu caráter compulsório não conta com a aceitação da maneira dos estudantes deste nível. A falta de mercado de trabalho, de empregos, a queda na qualidade do ensino, são os argumentos em que baseia sua atitude.pt_BR
dc.format.extent121 f. + anexos : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAtitudes do estudante de segundo grau face ao ensino profissionalizantept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples