A experiência estética como recurso de expressão do aluno trabalhador
Resumo
Resumo: O presente estudo focaliza a história do ensino artístico no Brasil, do Império até a atualidade, salientando, nesse percurso, os padrões ideológicos e econômicos que influenciaram 0 seu desenvolvimento. Sob os princípios da tradição neoclássica, dos ideários positivista e liberal e na tentativa de atender as exigências da industrialização, delineou-se o perfil do ensino brasileiro até a República (1889), cujos resquícios adentraram o século XX. A ênfase excessiva a razão e a teoria, acabou por desvalorizar o aspecto expressivo da arte e, consequentemente, o núcleo afetivo da personalidade. Apesar de a Semana de Arte Moderna, em 1922, ter representado um aspecto renovador, devido ao incentivo dado á liberação dos fatores emocionais, a tendência do nosso ensino oficial continuou acentuando os valores pragmáticos e técnicos. O pensamento artístico brasileiro delineou-se em favor de um processo elitizante, reduzindo a arte a um símbolo de distinção e refinamento, ao invés de reconhecer o seu papel no desenvolvimento do homem integral e na construção social da realidade. Ao se considerar a arte como atividade própria de uma minoria privilegiada, acelerou-se a visão dicotômica da educação brasileira. De um lado, um pensamento elitista que favorece a educação intelectual e racional, onde a arte não é vista em seu valor autônomo e expressivo, mas como complemento de uma educação privilegiada e, portanto, dentro de uma visão superficial. De outro lado, um processo educacional pragmático e utilitarista, reservado ao povo, onde a atividade artística é vista na função de apoio as finalidades do capitalismo industrial e, portanto, submissa aos interesses dos países dominantes, o que intensifica ainda mais nossa situação de dependência cultural. Tais concepções não refletem a necessária autonomia de uma consciência participante, dificultam a compreensão dos vínculos entre a arte e a construção significativa da cultura e muito menos reconhecem o valor da pessoalidade neste empreendimento. E dentro deste contexto que podemos situar o sistema implantado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1961, como também o ensino gerado pela legislação hoje vigente: Lei 5692/71. O pensamento inadequado em relação a arte, pois, fruto do desconhecimento e do desinteresse relativos a sua natureza essencialmente una e humana, acabou por gerar, desde o passado, uma práxis educativa deformada em termos de consciência pessoal e realidade social, impedindo-se o processo interativo entre a arte e a educação. A análise critica, mas também projetiva, aqui elaborada, auxilia no esclarecimento das novas tendências da Arte-Educação, sob as bases filosóficas humanísticas. Nossa atenção recai, em especial, sobre a tendência essencialista, porque busca na epistemologia da arte e na natureza do processo artístico, o que se pode chamar de fundamentos estéticos da arte-educação. Reconhecendo a importância do ato expressivo como parte da vida e pensando em uma ação educativa consistente, buscamos refletir a concepção de experiência, destacando pontos fundamentais que a caracterizam em sentido pleno. Dentre eles, os seguintes:
. A experiência em seu sentido pleno apresenta qualidade estética, atributo de sua unidade e coerência.
. O estético está ligado a clareza e intensidade, que definem uma experiência completa.
. O equilíbrio e a interpenetração entre os aspectos prático, intelectual e emocional garantem a totalidade da experiência, traduzida na interação do ser com os eventos e objetos de sua compreensão.
. A experiência estética, pois, esta totalmente sincronizada ao autoconhecimento e as relações interpessoais. Apoiando-se na ideia do "ser - no - mundo" e em "estar- no - mundo - com o outro", o pensamento fenomenológico aprofunda o significado da experiência estética, ao atribuir um caráter ontológico e interacional a expressão e interpretação humanas.
. A obra de arte e um objeto estético, quando realiza sua finalidade intrínseca que corresponde a sua vocação. Por consequência, a intencionalidade presente no ato de criação e na contemplação do objeto estético estabelece a norma da experiência estética.
. A intencionalidade permite a comunicação originaria que liga o artista que cria a obra realizada, como também a ela, o espectador, estabelecendo, pois, o liame entre o sujeito e o objeto. A comunicação que denota, funda uma comunidade entre os homens, seres da mesma raça.
. O momento estético e dialético, quer dizer, traz a revelação da verdade, através de um questionamento capaz de desocultá-la.
. Por sabermos que a sensibilidade e a consciência estéticas desenvolvem-se no ponto de equilíbrio entre as esferas humanas, podemos dizer que a cultura estética une as forças sensíveis e racionais do ser humano, fazendo da experiência um exercício de expressão e liberdade. Abstract: This study deals with the teaching of art in Brazil, from the Empire up to modern times, and with special attention to the ideological and economic factors which influenced its development. From the beginnings of the neo-classical tradition of the positive and liberal idealists, and in the attempt to meet the demands of industrialization, the outline of Brazilian teaching was defined up the Republic, whose demands continued into the 20th century. The excessive emphasis on reason and theory resulted in an erosion of the expressive aspect of art, and consequently of any effective nucleus of proponents. In spite of the Week of Modern Art, in 1922, which had represented a renovating factor, thanks to the incentive given to the liberation of emotional factors, the tendency of our official teaching continues to accentuate pragmatic and technical values. Brazilian artistic thinking defined itself in favour of a process of elitism, reducing art to a symbol of distinction and refinement, instead of recognizing its role in the development of the inner man and in the social construction of reality. As art was considered the correct activity of a privileged minority, the vision of a divided system in Brazilian education was accelerated. On the one hand there was and elitist mode of thought which favored rational and intellectual education, in which art was not valued for its own intrinsic or expressive worth but as a complement to privileged education, and was therefore treated superficially. On the other hand, an educational process, pragmatic and utilitarian, reserved for the people, in which artistic activity is seen in function of furthering the ends of industrial capitalism, and so is subsumed to the interests of the dominant countries. This intensifies even more our situation of cultural dependency. These observations do not reflect the necessary autonomy of a participating consciousness, making in harder to recognize the links between art and the significant construction of culture, and recognizing even less the value of personality in this undertaking. It is within the context described that we can locate the system imposed by the Law of Directives and Bases of National Education in 1961, as also the teaching generated by the current legislation: Law 5692/71. The inadequate thinking about art is the result of ignorance and lack of interest in nature, which is essential one and human, and has ended up generating, from the past, an educational praxis which is deformed in terms of personal conscience and social reality, and which impedes the interactive process between art and education. The critical analysis, which is also forward-looking, here outlined, helps to clarify the new trends of Art-Education over the foundations of philosophical humanism. Our attention is particularly drawn to the essentialist tendency, because it seeks in the epistemology of art and in the nature of the artistic process, what can be called the aesthetic fundamentals of art-education. Recognizing the importance of the expressive act as a part of like, and thinking of consistent educational action, we are seeking to reflect the conception of experience, highlighting the fundamental points which characterize it, using common sense. Among these are the following:
Experience in its full sense presents an aesthetic quality, which flows from its unity and coherence.
Aesthetics in connected with the clarity and the intensity which characterize a complete experience.
The balance and the interconnections between the practical aspects, intellectual and emotional, guarantee the totality of the experience, translated into the integration of the being with the events and objects of its comprehension.
The aesthetic experience, therefore, is completely synchronized with self-discovery and with interpersonal relationships.
Based on the idea of "Being-in-the-world", and on "Being-in-the-world-with-another", phenomenological thought deepens the significance of the aesthetic experience, by attributing an ontological and interactive character to human expression and interpretation.
The work of art is an aesthetic object when its intrinsic objective is realized, which corresponds to its vocation. Therefore, the intentionality which is present in the creative act and in the contemplation of the aesthetic object establishes the norm of aesthetic experience.
Intentionality permits the original communication which connects the artist who creates the work, as well as the work itself, to the viewer, establishing in this way a union between subject and object. Communication which denotes forges a community between men, beings of the same race.
The aesthetic movement is dialectic, which means, in brings about the revelation of truth through a questioning which is capable of revealing it.
As we know that sensibility and aesthetic consciousness develop on the point of equilibrium between human spheres, we can say that aesthetic culture unites the sensible and the rational powers of the human being, extracting from experience an of expression and liberty.
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