Comunicação interna institucional
Resumo
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior, aqui denominada Faculdade X. O estudo teve por finalidade avaliar a efetividade da comunicação interna da Faculdade e identificar os fatores que geram insatisfação do público-alvo da instituição. Trata-se de um estudo de caso que procura atender aos objetivos de caracterizar o que e como e a comunicação em uma Instituição de Ensino Superior, avaliar a sua qualidade, identificar fatores que afetam a efetividade da comunicação interna e propor ações praticas para a melhoria deste processo. Para desenvolver o trabalho, recorreu-se as referencias bibliográficas, as quais trouxeram os conceitos dos tipos de comunicação e a importância de seu processo. A coleta de dados foi realizada através de um questionário autopreenchido, aplicado em uma amostra de 142 alunos, contendo 40 questões, proposto em um conjunto de seis segmentos, para verificar como os alunos veem e sentem a Faculdade, a Sala de Aula, a Secretaria / Tesouraria / Inspetoria, os Laboratórios / Limpeza / Instalações, a Coordenação / Professores / Auxiliares e a Direção. Os dados obtidos foram analisados qualitativamente, visando descrever a interação de certas variáveis e o entendimento das particularidades do comportamento desses indivíduos, bem como verificar seu nível de satisfação em frequentar a instituição. Ao final foram apresentadas sugestoes de ações para a melhoria do processo de comunicação interna.
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- Administração de pessoas [187]