Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorQuadros, Cláudia Irene de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.creatorSilva, George Wylliam dapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-05T19:11:28Z
dc.date.available2023-06-05T19:11:28Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/67480
dc.descriptionOrientadora : Claudia Irene de Quadrospt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Relações Públicas.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : As organizações, em uma nova dinâmica do trabalho na sociedade contemporânea, entendem que o bem-estar, a qualidade de vida e a felicidade dos colaboradores tornaram-se pautas estratégicas para o sucesso. Por isso, elas têm mudado o modo como olham para si e para seu público interno, tendo a Comunicação Interna como peça-chave neste contexto. Esta área procura aliar os interesses entre as partes com a intenção de construir um clima organizacional positivo e favorável para o desenvolvimento de uma cultura interna benéfica a todos. É pensando na felicidade organizacional que este Trabalho de Conclusão de Curso procura estudar como a comunicação interna pode promover a satisfação laboral dos colaboradores da organização Associação Aliança Empreendedora. A organização sem fins lucrativos atua há 13 anos em todo o Brasil no oferecimento de projetos de capacitação, inclusão e conscientização voltados aos microempreendedores. Para tanto, foram utilizados procedimentos metodológicos qualitativos, como entrevistas e análise de conteúdo, com a gestora de comunicação interna e funcionários de diversos setores da organização para saber se estratégias da comunicação voltadas ao público interno promovem a felicidade. Todo o percurso metodológico desta pesquisa aconteceu no ano de 2019. Este TCC está fundamentado em pressupostos teóricos da comunicação interna, como Marlene Marchiori (2008), Margarida Kunsch (2003, 2008) e José Curvello (2012), e da felicidade no cenário contemporâneo, como Sigmund Freud (1930) e Gilles Lipovetsky (2007). Como resultado, percebeu-se que a Aliança Empreendedora apresenta um clima organizacional favorável à satisfação laboral dos funcionários. Apesar de a comunicação interna ter grande influência nesse processo, foram apontadas algumas possibilidades de melhoria. Para tal, destaca-se a importância do profissional de Relações Públicas nesse contexto, que atua estrategicamente para atenuar e mitigar as falhas de comunicação interna na organização analisada a partir de ações que visam a valorização do funcionário, bem como seu bem-estar.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_BR
dc.subjectCondutapt_BR
dc.titleA comunicação interna na felicidade organizacional : a satisfação dos colaboradores na Aliança Empreendedorapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples