• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Relações Públicas
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Relações Públicas
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A comunicação interna na felicidade organizacional : a satisfação dos colaboradores na Aliança Empreendedora

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    GEORGE WYLLIAM DA SILVA.pdf (1.556Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Silva, George Wylliam da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : As organizações, em uma nova dinâmica do trabalho na sociedade contemporânea, entendem que o bem-estar, a qualidade de vida e a felicidade dos colaboradores tornaram-se pautas estratégicas para o sucesso. Por isso, elas têm mudado o modo como olham para si e para seu público interno, tendo a Comunicação Interna como peça-chave neste contexto. Esta área procura aliar os interesses entre as partes com a intenção de construir um clima organizacional positivo e favorável para o desenvolvimento de uma cultura interna benéfica a todos. É pensando na felicidade organizacional que este Trabalho de Conclusão de Curso procura estudar como a comunicação interna pode promover a satisfação laboral dos colaboradores da organização Associação Aliança Empreendedora. A organização sem fins lucrativos atua há 13 anos em todo o Brasil no oferecimento de projetos de capacitação, inclusão e conscientização voltados aos microempreendedores. Para tanto, foram utilizados procedimentos metodológicos qualitativos, como entrevistas e análise de conteúdo, com a gestora de comunicação interna e funcionários de diversos setores da organização para saber se estratégias da comunicação voltadas ao público interno promovem a felicidade. Todo o percurso metodológico desta pesquisa aconteceu no ano de 2019. Este TCC está fundamentado em pressupostos teóricos da comunicação interna, como Marlene Marchiori (2008), Margarida Kunsch (2003, 2008) e José Curvello (2012), e da felicidade no cenário contemporâneo, como Sigmund Freud (1930) e Gilles Lipovetsky (2007). Como resultado, percebeu-se que a Aliança Empreendedora apresenta um clima organizacional favorável à satisfação laboral dos funcionários. Apesar de a comunicação interna ter grande influência nesse processo, foram apontadas algumas possibilidades de melhoria. Para tal, destaca-se a importância do profissional de Relações Públicas nesse contexto, que atua estrategicamente para atenuar e mitigar as falhas de comunicação interna na organização analisada a partir de ações que visam a valorização do funcionário, bem como seu bem-estar.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/67480
    Collections
    • Relações Públicas [362]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV