O herói fora da lei : os arquétipos de Jair nas fanpages do clã Bolsonaro
Resumo
Resumo : A comunicação eleitoral muda em algum sentido a cada pleito, grande parte devido à adoção de mídias e tecnologias diversas. O uso extensivo de redes sociais digitais possibilitou o desenvolvimento de uma arena heterodoxa de debates públicos cada vez mais comum no dia a dia dos indivíduos. Como resultado, a política passou a ser a de disputas pela imposição de imagens em um ambiente caracterizado pelo espetáculo político. Pesquisadores têm explorado diversas características nessas disputas, mas até o momento estudos que tratam da relação de arquétipos e campanhas políticas ainda são relativamente escaços. O presente busca auxiliar nesta questão ao realizar uma análise de conteúdo de como o candidato à presidência da República foi retratado pelos membros eleitos da família Bolsonaro (Flávio, Carlos e Eduardo) e ele próprio durante o período eleitoral. O aparato teórico que fundamentou a análise de conteúdo foi amparado na teoria dos arquétipos do inconsciente coletivo (MARK; PEARSON, 2003). Não obstante, também são discutidas as novas dinâmicas da comunicação eleitoral e como o profissional de Relações Públicas se insere nelas. Através deste trabalho, foi possível observar esta nova dinâmica, pautada pelo uso extensivo das redes sociais digitais e da comunicação integrada dos membros do Clã Bolsonaro, que, a primeiro olhar, pode parecer simplista, mas compõe uma forte estratégia de comunicação
Collections
- Relações Públicas [362]