Me poupe! : uma análise do discurso sobre educação financeira no Youtube
Resumo
Resumo : O presente trabalho tem como finalidade promover uma análise qualitativa do canal Me Poupe!, hospedado no Youtube e criado e apresentado por Nathalia Arcuri. Criado em 2015, o canal Me Poupe! veio para desmistificar o mercado financeiro e o mundo das finanças, a fim de simplificar e tornar acessível o entendimento da população leiga sobre o assunto. Deste modo, foi utilizada a metodologia de análise do discurso, mais especificamente os Contratos Comunicacionais de Patrick Charaudeau. O objetivo principal desta pesquisa é entender como a linguagem e o discurso utilizados no canal atuaram para que este se tornasse o maior canal de finanças no mundo no Youtube. Assim, foram selecionados os 10 vídeos mais assistidos no canal durante o primeiro semestre de 2019 e analisados sob duas óticas: os dados externos, que buscam entender a situação da comunicação e os dados internos, visando entender as particularidades do discurso
Collections
- Publicidade e Propaganda [199]