Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGoedert, Rosicler Terezinha, 1958-pt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Márcia Janet Guériospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação Infantilpt_BR
dc.date.accessioned2020-06-09T18:06:00Z
dc.date.available2020-06-09T18:06:00Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/67098
dc.descriptionOrientador : Rosicler Terezinha Goedertpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Educação Infantilpt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo : Este estudo apresenta e analisa forma como o corpo da criança é tratado pelo adulto/educador nas instituições de educação infantil. Discorre sobre as concepções de corpo através da história e, apoiando-se nos aspectos filosóficos e pedagógicos, retrata como tais concepções encontram-se refletidas na Educação Infantil e na escolarização do corpo no século XX. Para análise das práticas educativas estuda os documentos da Secretaria Municipal da Criança dÊ Curitiba-Paraná relativos à orientação pedagógica do atendimento à criança, nas décadas de 80 e 90. Em tais documentos, para este estudo, identifica e interpreta, referências a um plano de atendimento à criança concemente ao corpo e outro às relações afetivas que se estabelecem na instituição. Retoma a trajetória da educação infantil na Prefeitura Municipal de Curitiba e aponta carninhos que oportunizem uma ação educativa que considere o desenvolvimento da criança como sujeito social e histórico. Conclui constatando a efetivação de um projeto pedagógico coerente com tal concepção dewcriança depende, fundamentalmente, de uma forrnação teórico-critica qu_e permita corfštituir as práticas dos adultos/educadores, levando-os ao estudo constante sobre a estruturação das condições de vida das crianças pequenas, os múltiplos contextos sociais que constituem seus recursos de desenvolvimento e seu processo de construção de significações.pt_BR
dc.format.extent67 f : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectCapacidade motorapt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.titleO corpo e a infância : práticas pedagógicas da educação infantil no município de Curitibapt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples