dc.contributor.advisor | Goedert, Rosicler Terezinha, 1958- | pt_BR |
dc.contributor.author | Barbosa, Márcia Janet Guérios | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação Infantil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-06-09T18:06:00Z | |
dc.date.available | 2020-06-09T18:06:00Z | |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/67098 | |
dc.description | Orientador : Rosicler Terezinha Goedert | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Educação Infantil | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este estudo apresenta e analisa forma como o corpo da criança é tratado pelo adulto/educador nas instituições de educação infantil. Discorre sobre as concepções de
corpo através da história e, apoiando-se nos aspectos filosóficos e pedagógicos, retrata como tais concepções encontram-se refletidas na Educação Infantil e na escolarização do corpo no século XX. Para análise das práticas educativas estuda os documentos da Secretaria Municipal da Criança dÊ Curitiba-Paraná relativos à orientação pedagógica do atendimento à criança, nas décadas de 80 e 90. Em tais documentos, para este estudo, identifica e interpreta, referências a um plano de atendimento à criança concemente ao corpo e outro às relações afetivas que se estabelecem na instituição. Retoma a trajetória da educação infantil na Prefeitura Municipal de Curitiba e aponta carninhos que oportunizem uma ação educativa que considere o desenvolvimento da criança como sujeito social e histórico. Conclui constatando a efetivação de um projeto pedagógico coerente com tal concepção dewcriança depende, fundamentalmente, de uma forrnação teórico-critica qu_e permita corfštituir as práticas dos adultos/educadores, levando-os ao estudo constante sobre a estruturação das condições de vida das crianças pequenas, os múltiplos contextos sociais que constituem seus recursos de desenvolvimento e seu processo de construção de significações. | pt_BR |
dc.format.extent | 67 f : il., grafs., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Capacidade motora | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | O corpo e a infância : práticas pedagógicas da educação infantil no município de Curitiba | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização | pt_BR |